quinta-feira, 25 de abril de 2024

Apesar da queda de 17% em mortes violentas, Goiás apresenta aumento de 42,9% em feminicídios

POR Ana Carolina Morais | 19/10/2020
Apesar da queda de 17% em mortes violentas, Goiás apresenta aumento de 42,9% em feminicídios

Reprodução / Rota Jurídica

O

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, divulgado nesta segunda-feira (19), revelou que o número de mortes violentas no Brasil, que ocorreram nestes primeiros seis meses, foram 7,1% maiores que o que foi registrado no mesmo período do ano passado. Em Goiás, estas mortes violentas intencionais registraram queda de 17%, no entanto, os feminicídios apresentaram um aumento de 42,9%.

 

 

Estes dados elaborados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública se baseiam nas informações que são fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais e/ou Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Tesouro Nacional, bem como pelas Polícias Civis, Militares e Federal; entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

 

 

No caso goiano das mortes violentas, no ano anterior foram assassinadas 970 pessoas no primeiro semestre, enquanto agora, em 2020, ocorreram 805 mortes na mesma época. Outras quedas também foram notadas nos homicídios dolosos, quando não há a intenção de matar, onde houve uma redução de 16,6% e no crime de latrocínio, que é o roubo com resultado morte, que registrou queda de 37,1%.

 

 

De outro lado, o crime de lesão corporal seguida de morte aumentou de 10, no primeiro semestre de 2019, para 12 neste primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 20%. Os números relacionados aos policiais civis ou militares vítimas de crimes violentos, como mortes devido a intervenções policiais (em serviço e fora do serviço também), não foram apresentados pelo estado de Goiás, conforme informado pelo anuário.

 

 

No quesito crimes contra as mulheres em território goiano, houve um aumento de 42,9% nos feminicídios, que são os assassinatos cometidos contra mulheres por razão de gênero. Em 2019, no primeiro semestre, foram 14 óbitos por este crime, já em 2020 o quantitativo subiu para 20.

 

 

Além disso, a lesão corporal dolosa com vítimas do sexo feminino também aumentou de 4.826 no ano passado para 5.029 neste ano, isto é, um crescimento de 4,2% no mesmo período. Por outro lado, houve uma queda de 32,3% no crime de estupro, que passou de 1.587 no primeiro semestre do ano anterior para 1.075 nos mesmos meses do corrente ano.

 

 

Com informações do Jornal Opção

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: