quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta terça-feira (06/12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou em nota que irá retomar a gestão do transporte público entre o Distrito Federal e as regiões do Entorno. A decisão veio após a desistência do governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) em administrar o serviço semiurbano após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar um aumento de até 26% no preço das passagens de ônibus.
A suspensão do STF atende ao pedido do governo de Goiás. O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) na noite de domingo (04/12). Segundo a peça, a determinação do reajuste viola a autonomia federativa do Estado de Goiás, "por deixá-lo alheio à gestão de serviço público que lhe é de interesse". Relembre a história.
Em nota, a ANTT ainda informou que recebeu um pedido do GDF para fazer um convênio de gestão e fiscalização do transporte. O acordo havia sido assinado em julho de 2021.
Segundo a agência, houve uma reunião entre a diretoria, representantes dos governos do Distrito Federal e de Goiás para “iniciar as tratativas administrativas para a transferência do serviço e retomada da gestão do transporte semiurbano".
Ainda foi dito pela ANTT que a pretensão é de avançar rapidamente com a formação de um consórcio entre as unidades da federação para que haja uma gestão compartilhada do transporte.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.