sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (8), os relatórios finais das audiências públicas dos projetos de concessão rodoviárias que incluem Goiás. O primeiro abrange trechos das BR-060/452 em território goiano, há a previsão de pontos de pedágio entre Goiânia e Rio Verde, já que, este lote, com extensão total da concessão é de 426,2 km, abrange trechos da BR-060/GO entre o Anel Viário da capital até Contorno de Rio Verde e a BR-452 até Itumbiara.
A ANTT ainda destacou que, nas obras de melhoria, haverá a implementação de 31 km de duplicação, 124 km de faixas em pistas duplas e simples, 28 km de vias marginais até dispositivos especiais, como passarelas e barreiras acústicas. Para o projeto, estão previstos R$ 3,2 bilhões de investimentos.
Sobre os 31 km de duplicação, não foi informado com exatidão onde será implementada, mas a especulação é que seja no trecho da BR-452 ou próximo ao trevo de Rio Verde, ou próximo ao trevo de Itumbiara, visto que a BR-060 entre Goiânia e Rio Verde já é duplicado.
A expectativa do órgão, conforme divulgado hoje é que, após a aprovação dos projetos pelo Ministério dos Transportes, haja envio para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) após o período de carnaval.
“Esses projetos de concessão rodoviária representam um passo significativo rumo ao desenvolvimento sustentável e à integração nacional. A ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes, segue trabalhando incansavelmente para garantir que essas iniciativas se consolidem cada vez mais”, ressalta o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
A previsão do Ministério dos Transportes, dependendo da análise da Corte de Contas, é lançar os dois editais ainda neste ano de 2024. Somado todos os lotes, há uma previsão de R$ 8,6 bilhões de investimentos para os próximos 30 anos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero