quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Alunos do Sesi Goiás são recebidos no Palácio do Planalto

POR Jornal Somos | 29/08/2019
Alunos do Sesi Goiás são recebidos no Palácio do Planalto
N

Nessa quarta-feira (28), após ganhar o maior prêmio do Torneio de Robótica da Virgínia Ocidental, a equipe goiana Gametech Canaã foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes no Palácio do Planalto que foi o primeiro brasileiro a embarcar em uma missão espacial. Os dois anfitriões experimentaram o chiclete de pimenta desenvolvido pelos jovens cientistas do Sesi (Serviço Social da Indústria).

 

O responsável por essa articulação foi o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) que já estudou no Sesi Canaã e reforçou seu apelo a Bolsonaro pela manutenção de investimentos no Sistema S. “Esses sete garotos saíram de Goiânia, de uma escola da qual fui aluno na minha juventude, e se tornaram campeões mundiais de robótica, à frente de gente grande, dos Estados Unidos, do Canadá e de outros 10 países”, disse.

 

O presidente conheceu o chiclete de pimenta e suas propriedades de devolver o paladar e o olfato a pessoas em ambientes sem gravidade. “Talvez esse seja o caminho para resolver um problema enfrentado pelos astronautas. Então, a gente cresce a partir dessa curiosidade humana, dessa vontade de ir cada vez mais além. Isso é muito bom para nós brasileiros, porque o nosso potencial é enorme.” Comentou Bolsonaro.

 

O ministro Marcos Pontes, que também estudou no Sesi, relembra sua experiência como astronauta “Esse resultado me faz sentir bem demais, porque é uma dificuldade que a gente tem no espaço. Realmente, você não consegue sentir o gosto das coisas e até usa uma bebidinha especial para recuperar o paladar”, destacou Pontes.

 

Um dos alunos, Kairo Ceciliano, de 16 anos, surpreendeu ao defender a preservação dos recursos que sustentam as nove entidades voltadas a educação básica, ensino profissionalizante, inovação tecnológica, assistência social, lazer e saúde. Em resposta a Kairo, Bolsonaro garantiu que jamais permitiria que o contingenciamento de recursos prejudicasse a educação básica e o ensino médio. “Sabemos valorizar o sacrifício e o esforço de todos vocês”, disse o Presidente.

 

Os jovens cientistas superaram 70 grupos e 12 países para conquistar o prêmio da Nasa, em julho, em Fairmount, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram durante 11 meses o “chiliclete” uma goma de mascar com ingredientes de pimenta para auxiliar astronautas a sentirem o cheiro e o sabor dos alimentos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: