quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Alerta para vacinação contra brucelose

POR Jornal Somos | 25/09/2019
Alerta para vacinação contra brucelose
A

A Brucelose é uma doença que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. A bactéria (germe) localiza-se no útero, na placenta e/ou no úbere das fêmeas doentes e nos testículos de bovinos infectados. O principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. A transmissão do germe se dá principalmente pela via oral, devido a dois fatores:

 

  • O hábito de um bovino sadio lamber a genitália de uma fêmea doente.

 

  • A ingestão de alimentos contaminados.

 

O principal sintoma é o abortamento, geralmente a partir do sexto mês de gestação. Mas há também o nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, inflamação das articulações, inflamação dos testículos.

 

A única maneira de acabar com a doença é através da vacinação de bezerras com três a oito meses de idade. “Na verdade, a vacina B19 é obrigatória para as bezerras de três a oito meses. Animais acima desta idade deverão ser vacinados com a RB51”, afirma Giovani Bastos de Miranda, fiscal agropecuário.

 

Caso as bezerras não sejam vacinadas, medidas administrativas irão ser tomadas com autuação. “A Agrodefesa orienta a todos os produtores para que façam a vacinação das fêmeas contra a brucelose, principalmente quando forem participar de eventos agropecuários e leilões, por exemplo”.

 

Em caso de dúvida, a Agrodefesa diz estar disponível para esclarecimentos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: