sábado, 20 de abril de 2024

Alego retira proibição do uso de chapéu e deputado declara problema de saúde e perseguição

POR Jornal Somos | 03/05/2019
Alego retira proibição do uso de chapéu e deputado declara problema de saúde e perseguição

Reprodução/Alego

N

Na última terça feira (30), chegou ao fim a polêmica do uso de chapéu dentro do plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Os deputados aprovaram o fim da restrição, com 24 votos favoráveis. O único voto contrário foi do petista Antônio Gomide.

 

A proibição foi aprovada na última sessão de 2018, presidida por José Vitti (PSDB). A proposta de voltar ao código de vestimenta, previso no regimento interno anterior, é do deputado Lucas Calil (PSD).

 

O parlamentar ainda alega que foi gasto muito tempo com o assunto, que precisava chegar ao fim. E completa: a votação do ano passado foi injusta, em uma possível perseguição ao deputado Amauri Ribeiro (PRP), recém-eleito.

 

Amauri enfatiza que a proibição seria uma retaliação às denúncias que ele fez contra a Casa. O projeto existiria desde 2015, mas estava parado e teria sido aprovado como um “jabuti”. O termo é usado quando uma medida é apresentada em meio a projetos e passa desapercebida, sem a devida atenção.

 

Amauri alega que tem um laudo médico que indica o uso do chapéu. Segundo Amauri, a sensibilidade à luz surgiu quando ele trabalhava em um laboratório de revelação de fotos.

 

O deputado explica que nunca quis apresentar o laudo para não criar burburinhos na Alego, mas que anda com o documento no bolso desde quando era vereador de Piracanjuba, em 2009. E que traz consigo o documento já atualizado. E completa, dizendo que outros deputados já usaram chapéu na Casa mas isso nunca foi um problema.

 

O deputado Amauri chamou a atenção de toda a imprensa goiana no dia da posse na Alego. Ele utilizava o chapéu, que já estava proibido. A foto que ganhou os jornais de todo o país, traz o deputado de chapéu, com a esposa sentada no colo dele, dentro do plenário.

 

Ele voltou a ganhar as manchetes quando disse que servidoras da Casa pareciam modelos e “serviam aos deputados”. A declaração gerou protestos por parte de deputadas e servidoras.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: