sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Água é debate para Goiás e Israel

POR Jornal Somos | 07/02/2019
Água é debate para Goiás e Israel

Faeg

N

Na manhã dessa quarta feira (4) foi realizada na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) a primeira reunião para a formação de dois polos de irrigação no estado, um na região de Cristalina e outro no Vale do Araguaia.

 

 

O Projeto de  Polos de Irrigação é uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e pretende auxiliar na resolução dos entraves para o crescimento da agricultura irrigada nas principais regiões com a prática desse tipo de agricultura do país. A próxima etapa é a realização de oficinas de planejamento nas regiões elencadas, o que deverá ocorrer nos meses de abril e maio, reunindo o MDR, Faeg, Sindicatos Rurais, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais.

 

 

O Projeto vai se expandir para outras regiões

 

A ministra da Agricultura, se reuniu com o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e com o embaixador de Israel no país, Yossi Shelley, para discutir propostas que permitam o uso racional da água e tecnologias que aumentem a produção agropecuária no semiárido. Israel é referência em dessalinização, reuso de água para abastecimento e consumo, e em agricultura irrigada. Neste contexto, a ideia é agregar ideias, conhecimentos e tecnologias para usar no Brasil.

 

 

A ministra reforçou a importância de levar mais tecnologia, água e infraestrutura para o Nordeste brasileiro. Também destacou o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) na capacitação de produtores e trabalhadores do campo. João Martins disse que a CNA tem um projeto com o Ministério da Agricultura para o desenvolvimento do Nordeste.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: