quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Agrodefesa
Durante o 1º Encontro de Comitivas em Goiânia, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Associação Brasileira de Criadores de Muares (ABC Muares) formalizaram uma parceria estratégica visando à divulgação e implementação do "Passaporte Equestre" no estado de Goiás. A assinatura do Protocolo de Intenções ocorreu na última sexta-feira (12), como parte das iniciativas de educação sanitária promovidas pela Agrodefesa.
O Passaporte Equestre, uma iniciativa da Agrodefesa, é uma ferramenta inovadora que simplifica o deslocamento de equídeos (equinos, asininos e muares) em Goiás, ao desburocratizar o cadastro e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do comprovante de conformidade sanitária junto ao Governo do Estado. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, ressalta a importância das parcerias com entidades ligadas ao setor agropecuário, destacando a proximidade dessas entidades com os produtores rurais. "Essa proximidade nos permite orientar os produtores sobre a importância de conhecer e cumprir as normas sanitárias, o que pode abrir novos mercados ao garantir a qualidade de sua produção", afirma.
A parceria entre Agrodefesa, Faeg e ABC Muares visa promover a ampla divulgação do Passaporte Equestre entre criadores, comerciantes e usuários de equídeos em eventos equestres em todo o estado. Assinaram o Protocolo de Intenções o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, o presidente da ABC Muares, Waldjan Terêncio, e o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.
O Passaporte Equestre substitui uma série de documentos exigidos para o transporte de equídeos, como a GTA, nota fiscal, exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e atestado de vacinação contra Influenza Equina. Com essa ferramenta, todas essas informações são centralizadas em meio eletrônico, acessíveis por QR Code por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets ou computadores, facilitando e agilizando o processo de movimentação dos animais em todo o território goiano.