sexta-feira, 24 de maio de 2024

Goiás

Agrodefesa orienta consumidores sobre qualidade dos pescados durante a Semana Santa

POR Thais Cabral | 21/03/2024
Agrodefesa orienta consumidores sobre qualidade dos pescados durante a Semana Santa

Foto: Wenderson Araujo/Agrodefesa

C

Com a proximidade da Semana Santa, período em que o consumo de peixes se intensifica, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) reforça sua atuação para garantir a qualidade e segurança dos pescados disponíveis no mercado.

 

A Agrodefesa, órgão do Governo de Goiás, desempenha um papel fundamental desde o início da produção até o processamento industrial, assegurando que todos os produtos estejam de acordo com as normas e procedimentos necessários para o consumo seguro.

 

José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destaca a importância do trabalho dos profissionais da agência para garantir alimentos seguros para a população: "Nosso foco é garantir um alimento mais seguro para o consumo. Por isso, nossos profissionais atuam para verificar se todas as normas, as leis e os procedimentos estão sendo cumpridos para ter um produto de qualidade disponível à população."

 

Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agrodefesa, explica que o processo de garantia de qualidade começa com o cadastro das propriedades e estabelecimentos rurais junto à Agência. Além disso, as indústrias de processamento devem seguir rigorosamente a legislação, incluindo a Instrução Normativa nº 007/2019, para obterem o Selo de Inspeção do Estado de Goiás, que atesta a qualidade sanitária dos produtos.

 

Para os consumidores, Paulo Viana oferece dicas importantes na hora da compra: "É essencial verificar características como olhos brilhantes, aspecto firme, guelras bem vermelhas e cheiro fresco. Além disso, é fundamental observar se a embalagem possui o Selo de Inspeção Estadual e seguir as orientações de armazenamento."

 

A inspeção realizada pela Agrodefesa ocorre em conjunto com outras instâncias governamentais, como o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), garantindo a qualidade dos produtos destinados ao consumo interno e externo. Com essas medidas, a Agrodefesa reafirma seu compromisso com a segurança alimentar da população durante a Semana Santa e em todos os períodos do ano.

 

 

Com informações da Agrodefesa. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: