sábado, 07 de setembro de 2024
Imagem: freepik
O Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), instituiu novo calendário de plantio de soja da safra 24/25. As informações foram publicadas na segunda-feira (05), na Instrução Normativa Estadual, visando prevenir e controlar a propagação da ferrugem asiática no estado.
A praga, uma vez instalada na lavoura, pode prejudicar cerca de 90% de toda a cultura da soja, afetando diretamente na atividade do produtor rural e consequentemente na economia do estado.
Segundo a Agrodefesa, é preciso atualizar as ações fitossanitárias de manejo da ferrugem de acordo com as novas diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Uma das mudanças é a data do prazo de semeadura, antes era de 25 de setembro até 31 de dezembro, agora, o calendário de plantio se estende até o dia 02 de janeiro.
Para a área da pesquisa, demonstração e vitrines tecnológicas, o cultivo de soja vai ser permitido durante o vazio sanitário mediante autorização da Agrodefesa.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.