sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: iStock
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participou de uma reunião com agentes de manejo e controle populacional de (caçadores) de javalis. O evento foi realizado no último sábado, em um clube de tiro de Rio Verde e contou com a participação de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A ação foi realizada com 82 atiradores desportistas e divido em duas turmas e teve como tema “Agrodefesa e o controle de javalis”. O objetivo foi de mostrar a importância da colaboração dos controladores na entrega de amostras de sangue dos animais abatidos para realização de vigilância para a Peste Suína Clássica (PSC).
“Foi apresentada a forma de cadastramento e solicitação de autorização de transporte de carcaças (IN 05/2020), doenças como PSC e Febre Aftosa, além de abordar doenças importantes para saúde pública”, afirmou a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo.
Durante o evento, foram distribuídos materiais de coleta de sangue. A instrução normativa n.º 05/2020 da Agrodefesa informa sobre os procedimentos a serem cumpridos para o transporte das carcaças de javalis com o intuito de obter o controle populacional em Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero