quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Enio Tavares
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou um decreto no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (04), que estabelece a emergência zoossanitária. Ela tem como objetivo, reduzir a capacidade de infecções da Influenza Sanitária de Alta Patogenicidade (IAAP) em Goiás.
A ação que é preventiva, foi uma orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e vale por 180 dias. O intuito é facilitar o acesso a recursos federais para o enfrentamento à doença em todo o país. Uma medida provisória publicada pela União, abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões no Orçamento de 2023 para o combate à gripe aviária.
Desde o dia 2 de junho deste ano que Goiás tem adotado medidas para o evitar a contaminação da influenza. Através de uma Portaria nº 209 da Agrodefesa, ela estabelece a suspensão de criação de aves ao ar livre sem as contenções de telas adequadas.
Uma ação educativa sanitária também está sendo feita com avicultores de pequena escala, para fins de cadastramento, notificação de suspeita de doenças e aplicações de biosseguridade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.