quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Agrodefesa alerta para mudanças na vacinação contra febre aftosa

POR Jornal Somos | 08/03/2019
Agrodefesa alerta para mudanças na vacinação contra febre aftosa
O

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) José Essado Neto, informou nesta quinta-feira (07) que a entidade já iniciou os preparativos para a próxima Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, a ser realizada de 1º a 31 de maio deste ano. Ele acrescentou que os pecuaristas devem estar atentos para mudanças nesta etapa, como alteração na composição da vacina, que passará de trivalente (vírus A, O e C) para bivalente (vírus A e O), e na dosagem, que passará de cinco ml para dois ml.

 

  

Em maio, a imunização abrange todo o rebanho de bovinos e bubalinos (febre aftosa) e todo o rebanho de bovinos, bubalinos, equídeos, ovinos e caprinos (contra a raiva dos herbívoros).

 

Conforme as orientações da Gerência de Sanidade Animal, as novas regras seguem o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e ainda a Instrução Normativa nº 11, de 22 de janeiro de 2018 do Mapa.

 

 

Os produtores rurais e as revendas agropecuárias precisam ficar atentos para as mudanças, especialmente no que tange à aquisição e aplicação das vacinas. As novas medidas atendem as estratégias para a retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2021, conferindo ao Brasil o status de país livre de febre aftosa, sem vacinação, com a erradicação da enfermidade.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: