sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O setor agropecuário goiano registrou 6.459 contratações e 3.785 desligamentos em janeiro de 2022, o que significa um saldo positivo de 2.674 postos formais de trabalho criados naquele mês, superando os desempenhos registrados nos mesmos períodos de anos anteriores. Os dados foram divulgados ontem, quinta-feira (10/03) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, através dos índices do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Se for feita a comparação destes números com janeiro de 2021, o agro goiano teve um avanço de 62% na criação de vagas com carteira assinada. Em relação a janeiro de 2020, quando o País ainda não sentia os efeitos da pandemia, o crescimento é ainda mais expressivo: 141,8%.
“É um ótimo resultado e que mostra que começamos bem o ano. O agro ajuda a economia, mas também cumpre um papel social, que é o de gerar emprego e renda no campo”, ressalta o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.
No primeiro mês de 2022, os segmentos que mais contribuíram para a criação de postos formais de trabalho em Goiás foram os de produção de lavouras temporárias, com saldo de 1.350 vagas; atividades de apoio à agricultura e à pecuária, com 810 vagas; produção de sementes e mudas certificadas, com 279 vagas; e pecuária; com 188 vagas.
As indústrias de fabricação de produtos alimentícios, como laticínios e frigoríficos, bastante ligadas ao setor agropecuário, também registraram saldo positivo na criação de postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano. Com 3.332 admissões e 3.185 rescisões, o segmento fechou o mês com superávit de 147 vagas formais criadas no Estado. O principal destaque ficou por conta das indústrias de fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais, com 289 vagas criadas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero