terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Agro em Goiás registra aumento de empregos com quase 6.000 empregos criados

POR | 27/11/2020
Agro em Goiás registra aumento de empregos com quase 6.000 empregos criados

Imagem: Notícias Agrícolas

E

Esta semana dois dados de importância quanto ao emprego foram publicados. O primeiro, de acordo com os dados do novo Caged, divulgados ontem, quinta feira (26/11), o agro de Goiás apresentou resultado positivo no acumulado dos dez primeiros meses deste ano na geração de empregos. No total, o setor gerou 5.758 novos postos de trabalho formal. Goiás é o responsável pelo maior saldo do setor dentre os demais estados do Centro-Oeste. O Brasil registrou o quarto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos formais. Com 1.548.628 admissões e 1.153.369 demissões, o saldo para o mês de outubro foi de 394.989 postos, sendo este, o melhor saldo para o mês de outubro já registrado desde 1992.

 

 

Entretanto, outro dado também saiu hoje que opõem aos números do Brasil. Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no país subiu e chegou a 14,6% no terceiro trimestre. Essa é a maior taxa registrada na série histórica, iniciada em 2012. No total o Brasil tem 14,1 milhões de pessoas desempregadas. Na comparação com o trimestre anterior, houve aumento de 1,3 ponto percentual (13,3%). Isso significa que mais 1,3 milhão de pessoas entraram na fila em busca de um trabalho no país. Os dados foram divulgados hoje. Ontem, o governo comemorou os dados de emprego do Caged de outubro, com saldo positivo de 394.989 vagas formais. Porém, esses números consideram apenas empregos com carteira assinada, enquanto a pesquisa do IBGE divulgada hoje leva em consideração o mercado de trabalho amplo, incluindo informais.

 

 

Mas não há como negar que o Agro ajudou e muito o estado de Goiás ao longo deste ano. Pois, considerando todas as atividades econômicas, este é o quinto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos formais em Goiás, com 49.753 admissões e 40.948 demissões, o saldo em outubro foi de 8.805 novos postos. O resultado é proveniente do aumento nas contratações, que vêm apresentado números cada vez maiores desde maio, e que se intensifica com as datas comemorativas no final do ano.

 

 

E não foi apenas em relação ao Estado de Goiás. Já que no acumulado de janeiro a outubro, com 102.911 postos, a agropecuária é o segundo setor com maior saldo de empregos no Brasil, ficando atrás apenas da Construção, com saldo de 138.409. Para o mês, o resultado foi de -120 postos.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg, Caged e PNAD

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: