sexta-feira, 19 de abril de 2024

Agrinho 2020 dará mais prazo para escolas realizarem seus projetos: CONFIRA CALENDÁRIO ATUALIZADO

POR | 12/08/2020
Agrinho 2020 dará mais prazo para escolas realizarem seus projetos: CONFIRA CALENDÁRIO ATUALIZADO

Divulgação

"

"Os caminhos mudam com o tempo. E a tecnologia mudou a educação". A paráfrase com a letra da música Peão, de Almir Sater, ilustra o quanto o uso de recursos audiovisuais digitais - como computadores, smartphones, tablets, aplicativos, plataformas, softwares, e-books e outros multimeios - vem transformando o processo de ensino-aprendizagem das novas gerações e tornaram-se essenciais às atividades letivas diante da interrupção das aulas presenciais. Tal qual, a vida do Peão alçou novos rumos, os educadores seguem as trilhas da inovação e,com apoio da tecnologia, rompem o cenário de emergência em saúde pública provocado pela pandemia da Covid-19 e dão uma nova dinâmica à arte de ensinar remotamente.

 

Consciente dos impactos causados pelo novo coronavírus à educação, o Senar Goiás decidiu pela extensão da 13ª edição do Programa Agrinho, no Estado de Goiás, para os anos de 2020 e 2021. O presidente do Sistema Faeg Senar, Zé Mário Schreiner, e o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, informaram que a decisão segue as orientações das autoridades públicas e visa, principalmente, apoiar os agentes educacionais e parceiros do Programa no enfrentamento da doença. Com o adiamento, as escolas terão mais prazo para realizarem seus projetos, mantendo o tema "Inovação no campo e na cidade, com tecnologia e sustentabilidade".

 

O Programa Agrinho é a maior ação de responsabilidade social e educação do Sistema Faeg Senar. Em 12 anos de trajetória em Goiás, o Programa chegou aos 246 municípios goianos, com participação de dois milhões de pessoas, entre alunos e aprendizes, familiares e comunidade envolvida nas ações, e 100 mil professores e demais colaboradores das mais 12 mil instituições de ensino impactadas, direta e indiretamente nos projetos realizados. Na contagem, consideram-se as repetições, pois muitos inscritos participam desde a primeira edição do Programa.

 

Perenização e inovação

 

De acordo com a coordenadora do Agrinho em Goiás, Fátima Araújo, o adiamento não prejudicará os participantes inscritos e deverá, na verdade, beneficiá-los.

"Não se trata mais de um projeto apenas (com início, meio e fim), mas sim de um mega programa com vasto conjunto de ações de educação, disponibilizado durante todos os meses do ano, com atividades que perpassam o calendário escolar e acadêmico", considera. "Mantemos ativos os vínculos construídos em mais de uma década de trabalho e, graças à perenização do Agrinho e aos avanços da tecnologia, as ações locais junto às instituições de ensino e à sociedade vão se potencializando a cada ano”.

 

Participante do Agrinho desde 2009, a coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Itarumã, Simara Barbosa, aprovou o adiamento.

"A iniciativa é excelente porque teremos mais tempo para desenvolver os projetos e consolidar com os desenhos e as redações. Antes deste novo prazo, achamos que seria impossível participar do programa nesse momento", ressalta. Segundo a professora, o cancelamento das aulas presenciais trouxe uma maior aproximação entre educadores e tecnologias disponíveis. "As novas ferramentas nos permitiram estar mais próximos dos nossos alunos e desenvolver nosso trabalho de uma forma mais atualizada, utilizando os recursos que nos eram disponibilizados e pouco utilizados, os quais nesse momento se tornaram indispensáveis", avalia. "Como educadora, penso que quando essa pandemia passar não seremos mais os mesmos. Neste contexto que estamos vivenciando, seguimos vencendo barreiras, quebrando paradigmas e descobrindo outras possibilidades", destaca Simara.

 

Fátima Araújo ressalta que embora o prazo para formação dos agentes tenha sido estendido até 2021, é importante que os participantes façam a capacitação na modalidade EAD o quanto antes.

"Não há necessidade de se fazer novamente a formação inicial em 2021. A depender do que se alterar no edital, que será ajustado para atender a edição estendida do concurso, disponibilizaremos apenas um complemento desta capacitação por outros meios, já que o tema da edição é o mesmo", explica.

 

Iniciada em 2019 e reformulada neste ano, a formação em EAD veio para massificar informações sobre a atuação do Sistema Faeg Senar e os pilares do Programa Agrinho.

"Potencializamos a abrangência do trabalho feito presencialmente até a 11ª edição. Avançando para a sedimentação da perenização e prosseguindo a formação inicial, disponibilizamos a Formação Continuada, que pode ser presencial e por tutoria on-line, além de lives e salas de atendimento por Zoom, hangout, chamadas em grupos por WhatsApp, dentre outras possibilidades."

 

Para a tutora online da formação inicial do Agrinho, Carolina Hyppolito Alves Ferreira, a plataforma e o conteúdo da capacitação em EAD do Senar Goiás permitem que todos os participantes aprendam novas formas de despertar o interesse dos alunos durante o ensino remoto.

"Temos dezenas de professores que descobriram uma nova janela de possibilidades a partir deste curso. Nos chats, trocam experiências de superação diária na elaboração das aulas e das ações do projeto", afirma.

 

Segundo a tutora, a migração das aulas presenciais para o ambiente remoto, aproximou alunos e professores, de um novo jeito.

"Os docentes estão falando a mesma língua dos alunos", considera. Carolina também destaca a importância do educador fazer a capacitação ainda em 2020. "Além de conhecer afundo como trabalhar melhor os três pilares da 13ª edição - tecnologia, sustentabilidade e meio ambiente - a capacitação é um momento ímpar para todos os agentes conhecerem os detalhes do edital e tirarem suas dúvidas simultaneamente com a equipe do Programa"', reforça.

 

Durante a formação, o participante pode trocar experiências com outros colegas de profissão que atuam em outros municípios. Cada turma conta com 200 alunos de todo Estado e a capacitação a distância dura 15 dias. A plataforma permite diálogos sobre os critérios válidos e os eixos a serem contemplados nas atividades em sala. Para facilitar os estudos, o acesso pode ser feito pelo smartphone, assim como download da apostila e demais materiais, bastando que o participante conclua as atividades práticas no universo on-line. O intuito da ferramenta é auxiliar os agentes a desenvolver habilidades básicas para lidar com as novas tecnologias.

 

Interação e diversão

 

Além das capacitações técnicas ofertadas no site ead.senargo.org.br, os participantes e interessados no Programa, podem contar com novidades na nova versão do aplicativo do Programa Agrinho.

"Preparamos desafios interessantes com perguntas, ganho de 'energia' e outras bonificações, além de interação com os mascotes (Agrinho, Aninha, Nando e Senarzinho). As iniciativas são bem dinâmicas e são liberadas no decorrer dos meses, de modo a fidelizar os usuários a prosseguirem, tendo vitória maior e que vai além do jogo em si: que é o aprendizado significativo envolvendo temáticas acerca do agronegócio, favorecendo interação entre agentes educacionais, aprendizes e seus familiares, bem como sociedade em geral", enumera a coordenadora do Agrinho em Goiás, Fátima Araújo. "Os desafios são ideais para educadores e aprendizes a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, sem limite de idade e série escolar", aponta.

 

Em época de distanciamento social e aulas remotas, o Agrinho segue também plantando ideias inovadoras. "Mesmo não tendo aprendizes e professores em sala de aula no contexto atual, estes poderão interagir juntamente com familiares de modo a realizar em cada quintal algumas das atividades que realizariam na instituição de ensino", orienta Fátima. Um exemplo dado pela coordenadora é de que, se a proposta fosse desenvolver uma tecnologia de autoirrigação com frascos pet para canteiros na escola, esta atividade pode ser feita pelos aprendizes, em casa, com o resultado deste trabalho – fotos e vídeos – sendo armazenado na pasta compartilhada da qual a equipe de coordenação do programa terá acesso em tempo real.

 

Assim como os caminhos e a educação mudam com o tempo, o agro segue inovando e garantindo a segurança alimentar da população brasileira diante da crise econômica e de saúde vivenciada com a pandemia. Enquanto, os agricultores e pecuaristas provam que a relação harmônica entre o campo e cidade é tão importante quanto um respirador artificial para salvar vida, o Senar Goiás segue capacitando o homem do campo e todos os agentes de educação, em uma edição histórica do Agrinho, que prova que a educação é o resultado do presente semeando para o futuro.

 

Novos caminhos da 13ª edição do Agrinho

• Edital: novo regulamento está sendo preparado pela equipe técnica e deverá ser divulgado nos próximos dias. A reformulação estabelecerá, em detalhes, o formato e as regras de envio dos trabalhos das categorias Redação e Desenho.

 

• Limite final para recebimento de trabalhos: 10 de setembro de 2021.

 

• Premiações: em definição. Também serão confirmadas no novo edital.

 

• Categoria "Município Agrinho": as ações devem ser registradas tanto em 2020 quanto em 2021 e podem ser encaminhadas por meio de Repositório (arquivo on-line, disponível no Google Drive, para inserção dos trabalhos em tempo real, específico por Instituição de Ensino).

 

• Parcerias educacionais: mantidas e outras instituições de ensino superior estão sendo buscadas pelo Sistema Faeg Senar para aumentar a abrangência do Programa no meio universitário.

 

• Cerimônia de Premiação: prorrogada para 2021. 

 

• Formação Inicial de Agentes Educacionais: seguem abertas e poderão ser cursadas no portal de EAD do Senar Goiás(ead.senargo.org.br/programa/agrinho). A formação é gratuita e visa atender todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, incluindo professores, coordenadores, diretores, secretários, pais de alunos, merendeiras, porteiros, autoridades e outros interessados em saber e atuar para um mundo melhor. 

 

• Inovações: para ajudar os educadores a mergulharem no universo da inovação no agro, o Senar Goiás atualizou o aplicativo Programa Agrinho, para a nova versão da 13ª edição (2020/2021). O app é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Caso o usuário já tenha a versão anterior do app instalado no smartphone é preciso excluir o aplicativo e instalar novamente para se ter acesso à versão atualizada. 

 

• Adesão ao Programa Agrinho: devem ser solicitadas pelo e-mail agrinho@senar-go.com.br ou peloWhatsApp (62) 99959-7351. A adesão é realizada na plataforma Fluig. Cada instituição de ensino recebe seu login para acesso exclusivo.

 

TABELA

Cronograma atualizado

Cronograma geral

Etapa Ação Data / Período (2020/2021)

I Lançamento da 13ª Edição (2020/2021) *

II Adesão a 13ª Edição do Programa Agrinho – Envio de trabalho/Fluig janeiro de 2020 a 10 de setembro 2021

II Formação Inicial de Agente Educacional - EAD-abril de 2020 a agosto de 2021

II Formação Continuada de Agente Educacional – presencial e on-line agosto de 2020 a novembro de 2021**

II Suporte técnico-pedagógico para planejamento/desenvolvimento de trabalhos– presencial e on-line Permanente**

II Planejamento/desenvolvimento de trabalhos nas instituições de ensino Permanente**

III Cadastro de trabalhos (repositório on-line) abril de 2020 a 10 de setembro de 2021

III Recebimento final de trabalhos (on-line) 03 de maio de 2021 a 10 de setembro de 2021

III Divulgação de resultado do concurso (data provável) 22 de outubro de 2021

IV Cerimônia de Premiação 19 de novembro de 2021

IV Lançamento da 14ª Edição (2022) 19 de novembro de 2021 

*Lançamento da 13ª edição durante cerimônia de premiação de edição anterior, em 29/11/2019.

** Perenização do Programa Agrinho; continuidade das ações nas instituições de ensino.

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: