sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Agricultura familiar goiana receberá benefícios do governo estadual

POR Ana Carolina Morais | 21/07/2020
Agricultura familiar goiana receberá benefícios do governo estadual

Reprodução / Prefeitura de Guaíra

N

Nesta segunda-feira (20) foi anunciado, pelo Governo de Goiás, que serão implementadas novas ações e políticas públicas para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. As medidas são a destinação de aproximadamente R$ 4 milhões para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA), a instalação de equipamentos de internet em 10 assentamentos rurais goianos e o lançamento do Manual de Orientação para Queijarias Artesanais.

 

 

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, valorizar a produção desenvolvida pelos agricultores familiares é de extrema importância, uma vez que estes trabalhadores representam 62,9% dos estabelecimentos rurais de Goiás e auxiliar no abastecimento alimentar da população.

 

 

“Merecem toda atenção e políticas públicas efetivas. A Seapa e as jurisdicionais – Emater, Agrodefesa e Ceasa-GO –, por orientação do nosso governador Ronaldo Caiado, têm autuado visando à formalização e agregação de valor de produtos oriundos de pequenas agroindústrias familiares”, informa o titular da Seapa.

 

 

O recurso que será disponibilizado ao PAA virá do Ministério da Cidadania, na modalidade Compra com Doação Simultânea. Esse programa auxilia na articulação entre a produção agrícola com as demandas locais de suplementação alimentar, bem como no desenvolvimento da economia local. O cadastramento das propostas será efetuado na Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), enquanto as entregas vão ser realizadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A pretensão é que sejam contemplados 75 municípios e ao menos 619 agricultores que possuírem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 

 

A instalação dos equipamentos de internet Satelital, prevista para começar em 25 de julho, é uma parceria entre a Seapa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e ocorrerá em assentamentos em Divinópolis de Goiás, Palmeiras de Goiás, Formosa, Cristalina, Amaralina, Crixás, Flores de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Bonópolis.

 

 

Ainda há o Manual de Orientação para Queijarias Artesanais, que foi disponibilizado no site da Seapa e possui o foco na regulamentação do Selo Arte. Sua criação visa atender uma antiga demanda dos produtores artesanais intencionados a alcançar maiores mercados para seus produtos, porém têm dificuldades pela ausência de regulamentação para a comercialização. Sendo assim, o documento pretende contribuir na fabricação e qualidade destes itens, gerando renda e agregando valor.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: