sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: ABC Digital
Goiás pode estar próximo de ter os meses mais quentes já registrados, e mais seco também. De acordo com informações do Cimehgo as cidades do norte goiano podem chegar a registrar até 45º e umidade do ar na casa dos 10%.
De acordo com o Professor Dr. Gilmar Santos, da Universidade de Rio Verde, as temperaturas na cidade poderão atingir até 35ºC e a umidade do ar pode cair para os 20%. Com esses fatores, deve ocorrer um aumento na intensidade dos ventos, o que facilita a ocorrência de incêndios. Em relação às chuvas, para este mês a previsão é nula, o que também contribui para os focos de chamas.
Além da incidência de incêndios, os ventos fortes, a baixa umidade do ar e altas temperaturas são facilitadores para a ocorrência de redemoinhos. Além disso, a questão das temperaturas elevadas também deve deixar os produtores rurais de sobreaviso, já que algumas plantas ressecam com facilidade, como, por exemplo, as plantas forrageiras, além de alguns animais serem mais sensíveis as altas temperaturas. Para evitar a seca nas plantações, é recomendado que os agricultores acionem os sistemas de irrigação nas lavouras, e também os pecuaristas acionem os mecanismos de ventilação nos galpões para os animais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero