quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

AGM afirma que ICMS de maio de 2020 foi o pior dos últimos cinco anos

POR Ana Carolina Morais | 26/05/2020
AGM afirma que ICMS de maio de 2020 foi o pior dos últimos cinco anos

Reprodução / Nucleo Europeu

A

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado de Goiás foi atingida pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a quantia repassada para as 246 cidades neste mês de maio foi a pior dentre os últimos cinco anos.

 

 

Apesar do valor total de repasse ser de R$ 196.848.273,23 milhões, este montante revela uma queda de 1,65% em relação ao mês de abril de 2020 e uma queda de 9,13% em comparação a maio de 2019.

 

 

Segundo o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende, apesar do momento preocupante, a crise instituída pelo novo coronavírus só contribuiu para a baixa do tributo, sendo este apenas um dos fatores que determinaram a queda de sua arrecadação, que vem se acentuando ao longo dos anos.

 

 

De toda forma, a Associação teme pelo agravamento da instabilidade econômica gerada pelo novo vírus, uma vez que tal fator influencia diretamente no ICMS – uma das principais fontes de recursos das prefeituras.

 

 

“Muitas empresas estão fechando, gerando desemprego. As prefeituras estão com redução nos repasses que recebem, mas os gastos continuam. Tudo isso nos preocupa muito”, revelou Rezende.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: