quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Um adolescente de 14 anos foi socorrido após ter se afogado na tarde de quinta-feira (28) em um lago, no Setor Jardim Europa, em Porangatu, a cerca de 400 quilômetros de Goiânia. De acordo com o 2º tenente do Corpo de Bombeiros do município, Rafael Siade, a rapidez no socorro foi determinante para encontrar o garoto com vida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a equipe recebeu o chamado por volta de 14h25 de um afogamento em um lago, que fica localizado na saída para a cidade de Mutunópolis, em Porangatu. As guarnições de resgate e salvamento levaram menos de cinco minutos para chegar ao lago, onde o menino estava submerso.
“Assim que chegamos no local fomos informados por testemunhas do último lugar em que o menino foi visto e, de imediato, nós iniciamos o procedimento de salvamento. Em menos de três minutos o adolescente foi encontrado”, conta Siade.
Assim que o menor foi resgatado, os bombeiros iniciaram a estabilização e o procedimento de reanimação cardio pulmonar, desde o momento que foi encontrado e mantido durante o deslocamento para o Hospital Municipal de Porangatu. Na unidade, a equipe médica iniciou procedimento de reanimação do paciente, que voltou os sinais vitais.
Em nota, o hospital informou que o estado de saúde do paciente ainda é grave, ele se encontra entubado e inconsciente. A suspeita é que ele esteja com uma infecção pulmonar em razão da quantidade de água que foi ingerida. No momento, ele aguarda uma vaga de transferência para Goiânia ou Anápolis.
Rafael Side explica que as causas do afogamento ainda são desconhecidas. Entretanto, a suspeita é que o menor tenha entrado no lago após ter almoçado e passado mal, já que o horário do atendimento foi após o almoço.
Conforme o Ministério da Saúde são mais de 1.100 crianças que morrem vítimas de afogamentos, o número revela que é a segunda causa geral de mortes no país. Leia mais:
Fonte Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.