Uma adolescente de 15 anos foi filmada dando um cigarro eletrônico para o sobrinho, de apenas 11 meses. O caso aconteceu em Anápolis neste domingo (02). O vídeo foi postado em uma rede social de modo que só pessoas próximas podiam vê-lo, mas acabou circulando em grupos na internet.
Nas imagens, o pequeno chega a tragar a fumaça, tossindo logo em seguida. A adolescente ainda ri da situação.
Ao Portal 6, a delegada Aline Lopes, titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, esclareceu que já identificaram a jovem, que será chamada para prestar depoimento. O Conselho Tutelar também foi acionado e está acompanhando o caso.
A delegada explicou que a conduta da adolescente pode configurar crime, conforme o Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê detenção de dois a quatro anos de prisão.
Vale lembrar que segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009 e podem provocar queimaduras e lesões que podem ser severas, como convulsões, danos cardiovasculares e pulmonares ou, até mesmo, a morte do usuário.