quarta-feira, 02 de abril de 2025
Foto: Wilson Júnior/Prefeitura de Quirinópolis
A tradicional Exposição Agropecuária de Quirinópolis (Expoaqui) continuará sendo realizada pela administração municipal após um acordo firmado entre a Prefeitura, o Sindicato Rural e o Ministério Público de Goiás (MPGO). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garante a legalidade do evento, estabelecendo novas regras para seu financiamento e organização.
A assinatura do TAC ocorreu após a prefeitura recorrer de uma sentença judicial que proibia o município de custear, com recursos públicos, atividades de interesse privado que não se inserem no escopo de festividades oficiais do Estado. A decisão também declarou inconstitucionais as Leis Municipais nº 3.067/2013 e nº 3.234/2017, que beneficiavam o Sindicato Rural.
Com o objetivo de garantir a continuidade da Expoaqui dentro da legalidade, as partes envolvidas chegaram a um acordo durante audiência de conciliação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em 2º grau. O compromisso firmado estabelece que:
O acordo foi homologado pelo desembargador Sérgio Mendonça de Araújo, da 7ª Câmara Cível, e assinado pela procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno, pelo promotor de Justiça Pedro Henrique Silva Barbosa, pelo prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula Silva, pelo procurador-geral do município, José Fernando Dias da Silva, e pelo presidente do Sindicato Rural, Jair de Sousa Soares Filho.
Caso a prefeitura descumpra o TAC, poderá ser aplicada uma multa de R$ 300 mil. Além disso, o não cumprimento parcial ou total do acordo poderá resultar em execução judicial das obrigações firmadas, além de sanções penais e administrativas cabíveis.
*Com informações Ministério Público de Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.