quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: O Popular
Começou em Goiânia nesta quarta-feira (11) o 22º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab), com o tema “Clima, biodiversidade e direitos humanos: perspectivas para a Agenda 2030”.
O evento segue até sexta-feira (13), no Teatro PUC, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás.
Na abertura, o pesquisador de Direito Internacional de Meio Ambiente, o jurista e docente emérito José Juste Ruiz, da Universidade de Valência, na Espanha, proferiu a palestra magna, na abertura do encontro que homenageou o professor Fernando Walcacer. Jurista brasileiro de grande renome e especialista em Direito Ambiental, com muitos anos dedicados à docência na PUC-Rio, Walcacer morreu em julho deste ano.
Houve também duas mesas de debate e apresentação de trabalhos. A professora Luciane Martins de Araújo, da PUC-GO e também da organização do evento, participou da mesa “Biodiversidade, Direito de Acesso e Participação Popular”. “Em sua palestra, o professor Juste Ruiz mostrou como a questão econômica sempre se fez prevalecer, deixando o meio ambiente em segundo plano. Agora o mundo está sofrendo as consequências que os cientistas já vinham apontando”, comentou a pesquisadora.
No Dia do Cerrado, houve enfoque especial sobre o bioma, tratando especialmente sobre o desmatamento, a perda de biodiversidade e, com isso, também da disponibilidade hídrica. “Estamos perdendo água e o Cerrado é importantíssimo como fonte para gerar recursos hídricos para o planeta”, concluiu Luciane, que também é advogada.
Em meio a uma estiagem das mais longas da história de Goiás, também estão presentes no encontro professores do Rio Grande do Sul, que fizeram o relato da tragédia provocada pelas águas e que tomou o Estado entre abril e maio deste ano.
Além de eleger a nova diretoria da Aprodab, o congresso também contará com mais uma edição do Prêmio Vladimir Garcia Magalhães, que faz referência ao professor e ex-presidente da associação, que faleceu em 2014.
Fonte/Reprodução: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.