sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Apesar de a colheita da soja no Sudoeste Goiano já ter começado, a Abertura Nacional acontecerá amanhã cedo. Considerado um dos eventos mais importantes da sojicultura nacional, a Abertura da Colheita acontecerá pela primeira vez na fronteira agrícola do Matopiba, em Luís Eduardo Magalhães (BA), no dia 4 de fevereiro. O evento terá formato conectado e multiplataforma, com transmissão ao vivo para todo o país a partir das 9h (Brasília). Pela primeira vez em nove anos, a cerimônia simbólica da colheita da soja será realizada em fevereiro, uma adaptação necessária para contornar o atraso do plantio, devido a falta de umidade.
A soja virou uma paixão nacional e internacional por vários motivos, mas principalmente neste último ano de 2020, depois de ser parte da salvação do câmbio econômico e crise financeira (consequência da pandemia), ela caiu nas graças de lavouristas, produtores, entidades representantes e autoridades de governo. Esta ano, inclsuive, a colheita da soja deve atrasar nesta safra. Os preços do grão não param de subir, mas os produtores seguem vendendo pouco. A razão é justamente já terem negociado boa parte de suas safras. Mas como será após a colheita, o que deve impactar no preço da soja, valerá vender logo ou esperar. Todas estas questões serão abordadas em uma das palestras especiais que acontecerão durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja.
Por conta da pandemia do coronavírus, o evento terá um formato bastante inovador, assim como foi com a Abertura Nacional do Plantio da Soja: conectado e multiplataforma, interligando palestrantes, convidados, participantes e a equipe do Canal Rural cada um em sua localidade, ou seja, nos estúdios da televisão, na fazenda onde se fará o evento e nas empresas. Não será possível acompanhar o evento presencialmente, respeitando as regras de distanciamento social.
Máquinas no campo e palestras
O novo formato do evento manterá a tradição e fará o famoso enfileiramento de colheitadeiras, que neste ano contará com as verdinhas da John Deere. Algumas autoridades devem ser os operadores destas máquinas, fato que também já ficou marcado na história do evento. Mas antes desta festa final, os produtores poderão acompanhar uma série de painéis com informações fundamentais para o negócio da soja. O tema deste ano será “Vendas de terras para estrangeiros, desafios de mercado, questões tributárias, tecnologias e o clima para a colheita”.
Alguns palestrantes já confirmaram presença:
Painel 1
Como ficará o mercado da soja nesse período de colheita?
1- Liones Severo, dir. da SimCosult
2- Étore Baroni, consultor da Stonex
3- Luis Fernando Gutierrez, analista da Safras & Mercado
4- Matheus Pereira, sócio-diretor da Pátria Agronegócios
Painel 2
Vendas de terras para estrangeiros e os impactos dessa liberação
1- Rudy Ferraz- consultor jurídico da CNA
2- Aprosoja Brasil
3- Alan Juliani, presidente da Aprosoja Bahia
Painel 3
Premissas e impactos da reforma tributária para o agronegócio
1- Renato Conchon, coordenador de assuntos econômicos CNA
2- Aprosoja Brasil
Clima
Durante todo o evento, o diretor da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, vai passar as previsões para cada uma das regiões do país.
Onde assistir e como participar
Os produtores poderão acompanhar tudo onde estiverem, através da televisão, do site, do Facebook e Youtube do Canal Rural. E, também poderão participar enviando perguntas pelas redes sociais, que serão lidas ao vivo durante a celebração.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero