quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ações presenciais de Maio Amarelo são prorrogadas mas campanha acontecerá de forma alternativa

POR | 30/04/2020
Ações presenciais de Maio Amarelo são prorrogadas mas campanha acontecerá de forma alternativa

Divulgação

A

Anualmente é realizado no mês de maio a campanha nacional Movimento Maio Amarelo, organizada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Durante o mês são realizadas variadas ações e parcerias com o intuito de mobilizar a sociedade para conscientizações no trânsito. Este ano o tema já estava ate mesmo definido: “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”.

 “A principal proposta deste movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos e para o constante risco a que todos estão submetidos diariamente nas ruas”, ressalta. “Apesar do isolamento social, os acidentes continuam a ocorrer e, por isso, usaremos as redes sociais para dar visibilidade a esse movimento e promover de forma inovadora essa conscientização, tendo como foco os serviços que não podem parar”, explica o diretor do Denatran, Frederico Carneiro.

 

Entretanto segundo os organizadores, no intuito de atender as orientações do Ministério da Saúde referente ao COVID19, decidiu a transferência das ações presenciais (ou de campo) de maio para setembro de 2020. E ainda justificam, segundo nota publicada, que realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre (caminhadas/blitz/palestras/ seminários/etc) será inconcebível nesse momento, uma vez que o chamamento nacional é para que a sociedade faça o isolamento social, visando a redução do contágio. Mas o tema não será esquecido.

 

O Ministério da Infraestrutura promoverá a 7ª edição do Maio Amarelo, que tem como foco a orientação para profissionais que precisam estar diariamente nas ruas para garantir a saúde e segurança da população e o abastecimento do país durante o enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o Minfra, a campanha deste ano – voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais para o país – será totalmente digital. E contará com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e outras instituições.

 

A Polícia Rodoviária Federal que atua nas rodovias goianas vai dar continuidade nesta conscientização e aproveitar para lembrar à todos sobre a importância do uso da máscara e álcool em gel através de suas blitz, especialmente durante o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

“O acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam atuar diretamente no tratamento de pacientes com a COVID-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição ao vírus no ambiente hospitalar”, justificou o inspetor Newton, da assessoria da PRF em Goiás.

 

E ainda a campanha será realizada por meio das redes sociais do Denatran e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. As ações presenciais serão realizadas em setembro deste ano, em atendimento às orientações dos órgãos internacionais de saúde para evitar aglomeração de pessoas durante o período de pandemia.

 

Outras ações conjuntas serão realizadas, como a de diversos órgãos públicos que irão ser iluminados na cor amarela, que simboliza o movimento e representa a atenção na sinalização de advertência no trânsito. Além disso, o ONSV lançou o aplicativo Maio Amarelo Kids, uma iniciativa de educação de trânsito que possibilita a interação, o entretenimento, os desafios e aprendizados de toda a família em relação ao trânsito. O jogo digital está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 anos a 14 anos.

 

Uma ação que será continuada é a Campanha de Doação de Sangue, que será realizada com o objetivo de contribuir com o aumento do estoque de sangue no país, sendo que as doações serão feitas de forma controlada parar evitar aglomerações.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: