quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Ação Goiás contra o Aedes inicia nesta quarta-feira (17) em todo o estado

POR Jornal Somos | 16/10/2018

Ação também acontecerá em Rio Verde

Ação Goiás contra o Aedes inicia nesta quarta-feira (17) em todo o estado

Divulgação

A

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros e com as prefeituras, lança nesta quarta-feira (17/10) a força-tarefa Goiás contra o Aedes, ciclo 2018/2019. A ação ocorre com os objetivos de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya; prevenir a ocorrência de casos das doenças e conscientizar os moradores sobre os cuidados a serem adotados em suas casas.

 

Equipes compostas por agentes comunitários de saúde e agentes de endemias percorrerão os imóveis para verificar a existência de locais e objetos propícios ao acúmulo de água, eliminar estes prováveis criadouros do inseto e repassar informações à população sobre a importância desta ação ser realizada periodicamente. Na maioria das vezes, são apontados como criadouros garrafas, copos descartáveis, calhas e caixas d’água.

 

A força-tarefa Goiás contra o Aedes ganhou no ano passado, um sistema próprio para o monitoramento dos focos e das ações de combate ao mosquito no Estado. O novo sistema adotado pela SES-GO, foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e pela coordenação de TI do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann, sob a orientação técnica Superintendência de Vigilância em Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e tem como fundamento o georreferenciamento, que tem como função o monitoramento dos seguintes indicadores: apresentar porcentagens de imóveis trabalhados, fechados, com foco e visitas recusadas, além do acompanhamento das notificações georreferenciadas e a realização de bloqueios de transmissão.

 

A Ação também acontecerá em Rio Verde

O Coordenador Técnico de Endemia em Rio Verde, Jamilton Pimenta, concedeu ao Jornal informações sobre a ação que já se inicia amanhã (17) no município e se estenderá até a sexta-feira, com toda a equipe da endemia e da saúde de Rio Verde. Ele também informou que uma ação maior acontecerá no dia 31 deste mês, será o “Aedes 0”, a ação voluntária reunirá todos os profissionais das outras secretarias, atiradores do Tiro de Guerra e demais pessoas a fim do trabalho voluntário.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: