sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Abertura Estadual da Colheita do Milho acontece hoje em Rio Verde

POR | 24/06/2022
Abertura Estadual da Colheita do Milho acontece hoje em Rio Verde

Imagem: Divulgação/Assessoria

H

Hoje, sexta-feira (24/6), acontece em Rio Verde a Abertura Estadual da Colheita de Milho. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esteve representado e apoiando o evento, que é promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) com apoio de várias entidades, entre elas a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).

 

 

Ao longo do dia, várias atividades serão realizadas dentro do mesmo local. Confira a programação:

 

 

 

Dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que a produção de milho safrinha, em Goiás, deve fechar o ciclo 2021/2022 com crescimento de 5% em área plantada, com 1,7 milhão de hectares; 17,2% em produtividade média, com 4,8 toneladas; e 23% em produção, com 4,8 milhões de toneladas, na comparação com a última safra.

 

O presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin, lembra que esse é o momento de reunir os produtores, suas famílias e profissionais do agro em torno da colheita. “Tivemos vários problemas esse ano, mas vamos colher”, destaca. Segundo ele, a comissão organizadora elegeu alguns pontos de foco para a programação.

 

“Primeiro, o evento será numa propriedade gerida por mulher, para trazer em evidência esse cenário que a gente encontra no campo. Também vamos debater o principal problema desta safra, a cigarrinha do milho, com experiências práticas. E discutir questões políticas, como os possíveis desdobramentos deste ano eleitoral para o agronegócio”, conta.

 

 

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a realização de um evento que marca a abertura da colheita de milho no Estado só confirma a relevância dessa cultura para o agro goiano.

 

“Mesmo com problemas pontuais no campo, como geadas que ocorreram em algumas áreas em maio, infestação de cigarrinha e problemas com falta de chuva no período correto, o produtor tem trabalhado fortemente para entregar mais uma safrinha histórica para Goiás. Temos crescido em produção e produtividade e o resultado disso é percebido na economia, com incremento nos municípios, criação de emprego e geração de renda. O Governo de Goiás também tem buscado apoiar o produtor, por meio de políticas públicas, projetos e ações que possam favorecer do plantio à colheita, permitindo que o Estado se desenvolva cada vez mais. É um pedido do nosso governador Ronaldo Caiado, que o agro sempre seja atendido em suas demandas e que benefícios sejam levados ao segmento”, enfatiza.

 

 

Estimativas para a Safra 2021/2022 em Goiás

 

Milho safrinha

  • Área plantada – 1,7 milhão de hectares (+5,0%);
  • Produtividade – 4,8 toneladas/hectare (+17,2%);
  • Produção – 8,4 milhões de toneladas (+23,0%).

 

Milho total (1ª e 2ª Safras)

  • Área plantada – 1,9 milhão de hectares (+4,4%);
  • Produtividade – 5,3 toneladas/hectare (+15,8%);
  • Produção – 10,2 milhões de toneladas (+20,9%).

 

Fonte: 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 – Conab

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: