sábado, 23 de novembro de 2024

Goiás

"A publicidade morreu e esqueceram de enterrar" afirma Matheus Mascarenhas

POR Jornal Somos | 18/12/2018

Redação Jornal Somos

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“A publicidade morreu e esqueceram de enterrar” afirma Matheus Mascarenhas

Publicitário faz uma análise do mercado para 2019, Matheus Mascarenhas, diretor da Maxi Publicidade tem muito mais que números a apresentar. Em entrevista ao Jornal Somos, apontou sua visão do mercado publicitário, otimismo para o próximo ano e projetos para o futuro.

 

O que falta nas empresas para fazer boa comunicação?

Conhecimento próprio. A única coisa que está faltando hoje no mercado é conhecimento próprio. Há um grande “achômetro”, “vi que fulano está ganhando dinheiro e vou fazer igual”, só que eles esquecem o que o consumidor quer. Tem que inverter a roda, começar a partir do que o consumidor quer e fazer da melhor maneira, aí sim você consegue, seja por preço, seja por tudo.

 

A comunicação hoje não passou a ser “mais do mesmo”?

O empresário tem duas vias: oportunidade e necessidade. Oportunidade é o melhor dos caminhos, porque com ela aparece a criatividade e na necessidade não. A necessidade é quando a pessoa, às vezes um empreendedor vê que não tem mais saída, está desempregado e precisa fazer alguma coisa. Então, ele acaba fazendo algo diferente. Tudo tem o seu caminho, desde que você tenha a maneira correta de se fazer. Às vezes quando um pequeno empresário começa, ele pensa que alguém já está ganhando, faz a mesma coisa que os outros e não dá certo. Devemos começar na pesquisa para depois entregar o produto e oque está acontecendo hoje é uma inversão.

 

O que o empresário pode esperar para o novo ano?

O mercado é pautado por uma coisa, uma só, expectativa. Se a expectativa é boa, todo mundo segue, se a expectativa é ruim, todo mundo breca. Então, a partir do momento que se tem um novo presidente, um novo governador, os dois vindo de oposição, você não sabe o que eles vão fazer, ninguém tem bola de cristal. A expectativa de 180 dias, que são os seis primeiros meses, dos dois é favorável. Todo empresário nasce já com fé que o negócio dele vai dar certo, então se o negócio dele tem a fé de que vai acontecer, ele vai ficar sentado esperando. A partir desse momento, a expectativa é boa, todo mundo começa a conversar no boteco, nos lugares, em casa, com a notícia rodando, o mercado externo financeiro vem, o dólar abaixa, a bolsa sobe, tudo começa a partir da expectativa. A realidade, pelo menos nesse novo governo, passa depois desses seis meses. Para 2019, esse empresário já tem que estar se preparando. Se eu tivesse que dar uma dica para todos os empresários seria apenas: aproveite para se conhecer muito bem, porque a expectativa vai ser muito favorável nos primeiro meses e a partir daí é a oportunidade. Se você não se conhecer depois da expectativa, a realidade será muito cruel. A expectativa boa com resultados bons gera ainda mais expectativas boas e assim sucessivamente.

 

Qual a sua visão do mercado de trabalho para o profissional de comunicação hoje?

Está repetitivo. O mercado da comunicação agora querendo ou não, por essa falta de conhecimento, está sendo mais do mesmo. O cliente passa os sentimentos dele, e eles nunca devem ser ignorados, só que a falta de uma metodologia racional leva os profissionais a aceitarem aquilo por exatamente falta de mercado, estrutura. Um cliente que fala que quer fazer x, a agência às vezes tem medo de apresentar y porque o cliente já tem a certeza dele. Então, o que acontece hoje no mercado: a falta de pulso firme das agências, o próprio cliente vem tomando as rédeas. Enquanto a comunicação for layouteira, só faz layout, só faz o que o cliente quer, ela não vai se desenvolver, não vai se valorizar.

Com esse formato, posso afirmar que a publicidade morreu e esqueceram de enterrar. As empresas estão mais preocupadas em divulgar logo seus produtos ou serviços e não preocupam-se em estudar e conectar corretamente o discurso. A publicidade (que é deixar público) muitas vezes absorve uma responsabilidade de insucesso que não é dos veículos, e muitas vezes da mensagem. A publicidade precisa da ordem correta para o sucesso: primeiro pesquisa-se, depois testa-se e por fim se da a publicidade.

 

 

Para fechar Matheus também deixa dicas de como fazer o diferencial para a marca, veja abaixo o que ele indica para se fazer uma melhor comunicação.

  • Primeiro: conhecer o seu cliente.
  • Segundo: conhecer a sua empresa, no total, quando fala conhecer a sua empresa, vai dos colaboradores até a sua personalidade.
  • Terceiro: posicionar a sua empresa a partir dos seus dados. O que é posicionar a sua empresa? Não adianta você querer falar com tudo ou tentar vender para todos, você tem que se posicionar. O meu público vai ser o público x, que vai assumir tal e a partir das pesquisas, seja o melhor naquilo. O meu pai deu uma dica para mim quando estava prestando vestibular, naquela tensão,ele me falou assim: “não precisa ser bom para passar no vestibular, você só precisa ser melhor”. E essa busca em ser o melhor faz você melhorar o serviço, melhorar o seu planejamento.
  • Quarta dica: aposte e invista em relacionamento. Nada anda sem relacionamento. De tudo. De relacionamento de academia, de relacionamento de futebol, de amigos, namorado, de família. Saiba o que cada um faz.
  • E a quinta: a eterna qualificação. O mercado muda todos os dias, você precisa estar atualizado com tudo, saber o que funciona de tudo ou no mínimo, se você não souber fazer, tem que conhecer quem sabe.
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