sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

A nova paixão do Goiano: Skateboarding

POR Jornal Somos | 04/10/2019
A nova paixão do Goiano: Skateboarding
&

É inegável que de um tempo pra cá o skate vem ganhando destaque nos programas de televisão e demais meios de comunicação. Isso se deve, principalmente, ao fato do Comitê Olímpico ter homologado o skateboard como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio em 2020. A modalidade terá competições do tipo street e park (masculino e feminino).

 

Além do skate outros 4 esportes foram incluídos na programação sendo estes o baseballsoftball, caratê, surf e escalada. De acordo com as novas regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), que passam a valer a partir de Tóquio 2020, cada cidade-sede poderá propor a inclusão de novos esportes aos Jogos Olímpicos com o intuito de promover atividades que tenham apelo entre jovens, incorporando a diversidade e a cultura urbana junto com os esportes tradicionais.

 

Para a edição seguinte das Olimpíadas, que acontecem em Paris 2024, a proposta manteve as competições de surfe, escalada e skate e, como novidade, veio a sugestão da inclusão de break dance, que teve uma boa aceitação nas disputas dos jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires (2018). A proposta do Comitê Organizador é de “tornar os jogos olímpicos mais urbanos e mais artísticos” e ainda está em fase de discussões até que receba aprovação oficial do Comitê Olímpico Internacional.

 

As disputas da modalidade do skate terão as seguintes modalidades:

 

  • Street (masculino e feminino): A modalidade street é formada por obstáculos que imitam situações encontradas nas ruas como escadarias, corrimãos, rampas, bancos, caixotes e etc.

 

 

Figura 1 Pista modalidade Street

 

  • Park (masculino e feminino): A modalidade park é uma junção dos obstáculos de street com as transições dos bowls (piscinas) e vertical (half pipe), se tornando um tipo de competição bastante versátil. Segundo o campeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, “A pista de park junta todas as modalidades numa só. Diria que é a pista mais democrática do skate. O skatista, para dar-se bem, precisa ser um atleta versátil. No vertical a pista é sempre igual. Já no park, cada pista é única, e o skatista precisa encontrar os pontos críticos para acertar as melhores manobras. No vertical, o ponto crítico é quase sempre o mesmo.”

 

 

Figura 2 Pista modalidade Park

 

Esse crescimento do skate no Estado de Goiás é refletido no surgimento de novas pistas para o fomento do esporte e evolução dos atletas. Em Goiânia, foi inaugurada o complexo de skate do Parque Marcos Veiga Jardim.  O complexo e formado por uma pista de street, um bowl e ladeiras que fazem com que os usuários possam treinar todas as modalidades do esporte.

 

Figura 3 Pista de skate do Autódromo de Goiânia.

 

A pista já recebeu competições amadoras de nível nacional realizadas pela Associação Overall Skateboarding.

 

Além desta temos pistas em Anápolis, e outras cidades do Estado.

 

Figura 4 Pista do Praia em Anápolis.

 

No entanto, apesar do crescimento do esporte na região metropolitana, o esporte ainda carece de investimentos em novos espaços para prática do mesmo no interior do estado.

 

Por Raphael Humberto

Engenheiro civil e especialista em obras esportivas

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: