quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

8 municípios goianos são contemplados para o Programa Mecaniza Campo

POR Thais Cabral | 10/01/2022
8 municípios goianos são contemplados para o Programa Mecaniza Campo

Imagem: Divulgação/Governo de Goiás

O

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), divulgou nesta sexta-feira (7/01), que reunirá técnicos indicados por oito prefeituras goianas para uma capacitação teórica e prática em operação de motoniveladoras.

 

 

O curso será realizado no dia 19 de janeiro, na sede da Goinfra, em Goiânia, como parte das ações do programa Mecaniza Campo. Nesta etapa foram contemplados os municípios de Arenópolis, Chapadão do Céu, Santa Rita do Novo Destino, Goiandira, Hidrolina, Itumbiara, Ipameri e Monte Alegre de Goiás. Após a capacitação dos técnicos e a assinatura de termos de cessão de uso, as prefeituras receberão o maquinário e poderão dar início aos trabalhos de recuperação e manutenção de estradas vicinais e outros serviços.

 

 

 

O Mecaniza Campo, que foi criado em 2019, tem como objetivo melhorar a infraestrutura das zonas rural e urbana dos municípios, por meio da cessão de uso de máquinas e equipamentos às prefeituras do interior do Estado. Os recursos para aquisição dos itens são federais, destinados por emendas da Bancada Goiana no Congresso Nacional, e repassados pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A aquisição é feita pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que também organiza os treinamentos dos técnicos indicados pelas gestões municipais.

 

 

 

Segundo o Estado, desde o início do programa, já foram investidos mais de R$ 123 milhões na compra de máquinas e equipamentos. Ao todo, 626 itens foram entregues às prefeituras goianas. Entre eles estão tratores agrícolas, grades aradoras, retroescavadeiras, motoniveladeiras, caminhões com caçamba basculante, caminhões-pipa, plantadeiras, distribuidores de calcário, caminhões de lixo e colhedoras de forragens.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: