sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

8% dos colégios estaduais de Goiás retoma as aulas presencias hoje (25)

POR | 25/01/2021
8% dos colégios estaduais de Goiás retoma as aulas presencias hoje (25)

Divulgação

H

Hoje, segunda feira (28/01/2021), 82 unidades escolares da rede estadual de ensino em Goiás tiveram o início de aulas presenciais. Isso, se comparado com total de escolas no estado, 1.029 colégios, representam apenas 8% aproximadamente. Isso porque, na segunda feira da semana passada, dia 18/01/2021, foi realizada uma webconferência entre a secretária da pasta, Fátima Gavioli e os superintendentes, coordenadores regionais e gestores, com intuito de orientar quanto ao início das aulas online, que aconteceu na quinta feira (21/01), e sobre os possíveis retornos presenciais.

 

 

Na mesma reunião foi dada a liberdade para que cada unidade fizesse sua análise de retorno hoje, desde que a mesma cumprisse todas as exigências colocadas Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde, e da situação epidemiológica da cidade. “A decisão está na mão das escolas”, afirmou a secretária Fátima Gavioli. De acordo com ela, coube à equipe gestora decidir, coletivamente, sobre a retomada das aulas presenciais na unidade escolar. Essa decisão foi pautada na situação epidemiológica dos municípios e no quantitativo de servidores da escola pertencentes ao grupo de risco, sendo válida por um período de 30 dias.

 

 

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as escolas que começaram vão funcionar com 30% da capacidade em presencial e terão revezamento de alunos. Além disso, outras medidas para evitar a disseminação da Covid-19 devem ser respeitadas, como: Uso de álcool gel; Aferição de temperatura; Marcação nas cadeiras indicando onde o aluno pode se sentar.

 

 

Fátima ainda reforça que o retorno das aulas acontecerá de forma híbrida, isto é, de forma presencial e remota, e ainda que a preferência para o retorno às aulas presenciais será aos alunos da 3ª série do ensino médio, dos estudantes do 9º ano e daqueles que não tiveram acesso à internet ao longo de 2020. No entanto, esse grupo de alunos não é obrigado a retornar de forma presencial. Caso os pais ou responsáveis decidam, poderão mantê-los estudando a distância.

 

 

 

Rio Verde

Em Rio Verde, segundo a publicação Conselho Regional Estadual (CRE) local, a retomada das auklas ainda será em Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp). "E o que não falta é a dedicação de todos em vencer as dificuldades e continuar estudando. Os nossos parabéns aos profissionais da educação, alunos e pais de alunos por valorizar o ensino.", escreveu em publicação nas redes sociais.

 

 

Fonte: Ascom/Seduc-GO e CRE-Rio Verde

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: