sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Safra 2020/2021 foi líder no ranking nacional.
Aproximadamente 42 mil toneladas de girassol foram produzidas em Goiás na última safra, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Isso colocou o estado na primeira posição em produção e cultivo do grão.
Ainda de acordo com a Seapa, 70,1% de toda a produção nacional é feita em Goiás.
A safra do girassol, que geralmente vem depois da soja, tem ganhado a atenção dos produtores goianos. Os investimentos estão sendo cada vez maiores e a safra 2020/2021 produziu cerca de 27% a mais que a anterior.
O girassol é um grão resistente e, esse ano, dominou cerca de 20 mil hectares de terra plantada no estado de Goiás.
De acordo com a Instrução Normativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o ideal em Goiás é que o grão seja plantado até dia 15 de março e colhido até o último dia de julho. Mas os produtores estão pedindo que a entidade prorrogue o prazo de colheita do girassol porque nas últimas duas safras, a colheita da soja atrasou.
As cidades que mais produzem girassol no estado são Piracanjuba, Vianópolis e Caldas Novas.
Em contrapartida ao pedido dos agricultores, a Agrodefesa defende o "Programa de Girassol", que é executado em Goiás. O programa tem como foco executar medidas que diminuam a presença do fungo Phakopsora pachyrhizi – agente casual da ferrugem asiática, e pode prejudicar exponencialmente a safra de soja do ano seguinte. Estabelecer a data da colheita do girassol até dia 30 de junho é uma dessas medidas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero