quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

50 viaturas para Patrulhamento Rural serão entregues em evento da Faeg

POR Jornal Somos | 29/03/2019
50 viaturas para Patrulhamento Rural serão entregues em evento da Faeg
N

Nesta sexta-feira (29) o governo do estado de Goiás entregará 50 camionetes para intensificar o trabalho de Patrulhamento Rural durante evento da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). São veículos 4x4, a diesel e que vão renovar parte da frota da Patrulha Rural.

 

Segundo o assessor jurídico da Faeg, Augusto César de Andrade, as viaturas irão substituir parte das mais de 100 que atendem aproximadamente 200 municípios goianos e elas vão possibilitar um deslocamento mais rápido e chegar também em regiões de difícil acesso. E para que o canal entre produtor rural e polícias civil e militar seja ampliado, os membros do Primeiro Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-Rural), tomarão posse. Augusto explica que este canal é de dialogo da sociedade com as forças de segurança, podendo assim facilitar as investigações.

 

A iniciativa para mais segurança no campo, também conta com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (FUNDEPEC), que fará o repasse de 250 mil reais para a polícia militar, ajudando na conclusão da reforma e estruturação do batalhão e do Centro de Comando e Controle Rural da PM, localizado na região de campinas.  De lá serão coordenadas todas as ações do policiamento Rural de Goiás.

 

De acordo com o relatório de ocorrências da zona rural informado pela Secretaria de Segurança Pública, Rio Verde e Bela Vista de Goiás, são os municípios com mais registros de crimes no campo, nos últimos dois anos. Em todo estado o furto de bovinos aparece no topo da lista nesse período. Foram 1.280, em 2017 e 1.183 em 2018.

 

 

Patrulha Rural/ Georreferenciamento

Os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas e informa que aquela área é monitorada pela patrulha rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o produtor rural liga para a viatura e informa o número do seu cadastro e a PM busca os dados, através do GPS e faz o deslocamento. Já são quase de 8 mil propriedades cadastradas. A patrulha atua junto a Delegacia de Crimes Rurais e de Divisas da Polícia Civil do estado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: