quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

1ª Mulher a se tornar coronel no Corpo de Bombeiros é nomeada em Goiás

POR | 05/07/2021
1ª Mulher a se tornar coronel no Corpo de Bombeiros é nomeada em Goiás

Imagem: Secom/Governo de Goiás

N

No Dia Nacional do Bombeiro, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, celebraram a promoção da coronel Aline Chadud Matoso, primeira mulher na história a alcançar a mais alta patente da corporação. A cerimônia aconteceu ao final da noite de sexta-feira (02/7). Durante o evento, o governador ainda destinou aproximadamente R$ 4,4 milhões em viaturas e equipamentos para a corporação.

 

Quero fazer uma menção especial a uma pessoa muito querida, a nossa anapolina, primeira coronel do Corpo de Bombeiros”, disse o governador durante pronunciamento.

 

 

O sentimento foi recebido com bastante emoção pela nova Coronel que ainda lembrou que o ingresso de mulheres ao CBMGO começou em 2000, com as praças. Somente em 2010 chegaram as primeiras oficiais.

 

“É um passo importante da trajetória feminina na instituição, e é com muito orgulho que compartilho com elas esse momento”, afirmou Aline Chadud Matoso, durante a troca de luvas.

 

 

A promoção ocorreu junto a outros bombeiros militares. Ainda no evento, 117 instituições ou pessoas que prestaram serviços relevantes à corporação receberam a Medalha Dom Pedro II.

 

 

“O nível de profissionalismo dessa corporação está acima de qualquer outra do país”, disse o governador. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) ganhou 18 viaturas operacionais, sendo 11 unidades de resgate, quatro motos, um micro-ônibus, uma viatura de suporte avançado e um caminhão para transporte de carga. Recebeu, ainda, 36 equipamentos de proteção respiratória autônomos e 607 botas de combate a incêndio. A aquisição ocorreu via recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Bombeiro (Fembom), convênios e emendas parlamentares.

 

 

O secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, reconheceu a importância da corporação, tanto nas ocorrências de salvamento, como em outras áreas da defesa civil. Citou, como exemplo, o reforço dos bombeiros na força-tarefa para captura do foragido Lázaro Barbosa, na região de Cocalzinho de Goiás. “Atuaram na retaguarda, depois, no avanço de terrenos difíceis e com auxílio de seus cães altamente treinados”, frisou. “É dia de comemoração e de agradecimento”, concluiu o titular da pasta.

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação de Goiás (Secom-GO)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: