quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens devido ao coronavírus

POR Ana Carolina Morais | 07/04/2020
WhatsApp limita encaminhamento de mensagens devido ao coronavírus

Reprodução / Ubaitaba

O

O WhatsApp informou, nesta terça-feira (7), que irá limitar o encaminhamento de mensagens pelo aplicativo para apenas um destinatário por vez. Até então, o reenvio poderia ser feito, de forma simultânea, para até cinco contatos. A intenção da medida é que informações falsas não sejam compartilhadas pela plataforma em meio à pandemia de Covid-19. “Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”, diz o comunicado da empresa.

 

 

O app também utilizará a sinalização de setas duplas para mostrar quando a mensagem recebida não foi criada por aquele que a enviou. “Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, afirma a nota.

 

 

Esta alternativa de redução nos envios de mensagens já havia acontecido anteriormente em 2019 – quando o compartilhamento caiu para cinco destinatários por vez. Na época, o intuito já era diminuir a propagação de fake news. “No ano passado, quando criamos o limite de encaminhamento para conter a disseminação de notícias falsas, ajudamos a diminuir em 25% o número e mensagens encaminhadas em todo o mundo”, explica o documento.

 

 

Outra novidade em fase de testes é a função da lupa, que permite ao usuário buscar mais informações, detalhes e, inclusive, outras fontes sobre a mensagem a ele encaminhada. Deste modo, o destinatário terá a possibilidade de checar a veracidade do material. O recurso ainda não possui data para estar disponível a todos, mas aqueles que possuem a versão beta do aplicativo já podem utilizá-la.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: