sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Whatsapp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições de 2018

POR Jornal Somos | 21/11/2019
Whatsapp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições de 2018

Ilustração

O

O aplicativo Whatsapp afirma ter banido mais de 400 mil contas brasileiras durante o período de campanha eleitoral do ano passado, entre os dias 15 de agosto e 28 de outubro de 2018.

 

A informação consta em documento enviado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a propagação de conteúdos falsos. O requerimento destes dados foi feito por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagem e disseminação de fake news e discurso de ódio durante a época eleitoral.

 

De acordo com a empresa de mensagens instantâneas, os banimentos são feitos conforme o comportamento das contas, quando as mesmas violam os termos de uso do aplicativo.

 

“Como o Whatsapp é uma plataforma criptografada, nossas decisões contra atividades automatizadas e de envio de mensagens em massa são baseadas no comportamento das contas ao invés do conteúdo de mensagens. O Whatsapp proíbe expressamente o uso de qualquer aplicativo ou robô para enviar mensagens em massa ou para criar contas ou grupos de maneiras não autorizadas ou automatizadas”, diz o documento entregue à CPMI, em tradução livre.

 

Ainda no requerimento, foi solicitado pela deputada Natália Bonavides (PT-RN), os números de telefone e nomes dos perfis de todas as contas banidas. Entretanto, a empresa informou que, “de um modo geral”, não possui informações disponíveis sobre as contas banidas nesse período.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: