sábado, 18 de janeiro de 2025

Votação da privatização da Sabesp é pausada por conflito de manifestantes com a polícia; vídeos viralizam

POR Bento Júnior | 07/12/2023
Votação da privatização da Sabesp é pausada por conflito de manifestantes com a polícia; vídeos viralizam

Foto: Reprodução/CNN Brasil

O

O projeto que prevê a privatização da Sabesp foi aprovado nesta quarta-feira (6) pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) após uma sessão marcada por tumulto que culminou na suspensão da discussão.

 

O texto recebeu 62 votos favoráveis e um contrário. Para ser aprovado, o PL precisava de maioria simples dos votos dos presentes. Os deputados da oposição abandonaram a sessão depois do confronto entre a Polícia Militar e manifestantes. A polícia chegou a jogar spray de pimenta dentro do plenário.

 

Antes da votação, manifestantes que estavam nas galerias tentaram invadir o plenário. O presidente da Casa, André do Prado (PL), pediu reforço da segurança. No plenário, PMs tiveram dificuldades para conter os manifestantes e entraram em confronto. Alguns manifestantes foram detidos durante o tumulto.

 

A sessão foi interrompida por 1h32min, o plenário foi esvaziado, e, por volta das 20h, a sessão foi retomada. Deputados de PT, PC do B, PSOL, PSB, PDT e Rede não voltaram ao plenário. Os vídeos da confusão entre os manifestantes e os policiais, chegaram a viralizar nas redes sociais, inclusive vídeos de policiais mostrando terem confiscado sangue falso.

 

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de SP, três homens, de 36, 26 e 22 anos, e uma mulher, de 32, foram presos em flagrante por conta do tumulto. Todos foram detidos e conduzidos ao 27° DP, na região do Campo Belo. Em nota, a Unidade Popular (UP) criticou a prisão dos membros do partido. Dentre eles, a presidente estadual da legenda, Vivian Mendes. Vários parlamentares se posicionaram contra ou a favor das prisões dessas quatro pessoas.

 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: