sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado na data de 12 de junho – que inclusive foi ontem, sexta-feira (12). Mas você sabia que em outros locais, como nos Estados Unidos e na Europa, este dia de romance é celebrado no mês de fevereiro? Sim, nosso país tem um calendário exclusivo para o amor desde 1948, mas não por algum motivo único. Acredite, esta diferença é exclusivamente comercial.
Enquanto nas demais localidades o “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim) é comemorado em 14 de fevereiro devido ao padre romano São Valentim, condenado à pena de morte no século 3 por defender e organizar casamentos mesmo com ordens contrárias do imperador Claudio 2 – que baniu o matrimônio naquele século por acreditar que homens casados eram soldados piores –, no Brasil a data foi instituída pelo publicitário João Doria – pai do governador de São Paulo, João Doria Jr – com o objetivo de alavancar as vendas, sempre muito fracas, do mês de junho.
— Jornal Somos (@JornalSomos) June 13, 2020
A ideia foi inspirada pelo sucesso de vendas que ocorre no Dia das Mães visando aquecer o mercado no mês comumente conhecido, à época, pela baixa do comércio. Além disso, em junho também se celebra o Santo Antônio, famoso em território nacional por ser o santo casamenteiro, fato este que determinou a escolha do dia 12, que é a data véspera de celebração desta santidade.
As primeiras propagandas que engajaram o Dia dos Namorados no Brasil diziam “não é só com beijos que se prova o amor”, e ainda, “não se esqueçam: amor com amor se paga”, tornando-se a melhor propaganda do ano segundo a Associação Paulista de Propaganda. Assim, no ano seguinte demais estados brasileiros aderiram à celebração que se tornou nacional.
Atualmente, o dia de comemoração ao amor perde somente para o Natal e Dia das Mães, sendo assim a terceira melhor data para os comerciantes brasileiros, rendendo um faturamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10