quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em meio a tantas opções de divulgação, você já pensou em produzir seu próprio conteúdo? Com o celular por perto, as coisas ficaram bem mais fáceis. O vídeo, o artigo, as fotos e o áudio estão na palma das mãos, literalmente, e todos nós podemos passar da posição de espectadores para produtores de conteúdo.
Antes de começar, é preciso planejamento e estratégia. Primeiro, vale traçar os motivos que te levam a compartilhar conteúdo com outras pessoas. Entenda como poderá tocar outras vidas e fazer a diferença no meio que está inserido, seguindo seus propósitos e as verdades que acredita.
Feito isso, é hora de decidir o que compartilhar. Geralmente somos bons naquilo que fazemos com paixão. É nisso que a gente se destaca, e é este o caminho que devemos percorrer. O que você faz? No que você é bom? De que forma isso pode contribuir com o trajeto de outras pessoas? Compartilhar conhecimento é uma virtude. Nessa troca, não há divisão, apenas soma.
Não tenha medo de errar - tenha medo de não começar. Quando consumimos conteúdo de influencers, blogueiros, youtubers e tantas outras profissões que antes não existiam, a ideia que temos é que precisamos de muito para fazer o que eles fazem. Mas uma coisa é certa: todos começaram de alguma forma. Certamente, não foi com o melhor cenário ou melhores equipamentos, mas com um conteúdo interessante que atraiu outras pessoas.
É aí que está o segredo: as redes sociais, na verdade, são feitas por laços entre pessoas. As mídias sociais, que acessamos pelos computadores ou smartphone, apenas facilitam esses elos, ampliando o campo de relacionamento e rompendo barreiras geográficas.
Que tal começar a propor pequenas metas para si mesmo? Faça testes, crie, experimente. Busque entender o que você faz e no que você acredita de maneira profunda. Tenha claro o que isso traz de benefício para o contexto que você está inserido.
Vá além: entenda as dores de seus colegas de profissão, familiares, clientes e comunidade e tente propor soluções que mudem para melhor essas questões que parecem sem solução. Use uma linguagem acessível para seu público. Comunicar bem é saber ouvir e também se fazer compreender. Produzir um material com bom conteúdo, que seja realmente útil, é mais importante que focar em quantidade de produção.
Vamos começar? Escreva um texto sobre o que você faz, grave um vídeo comentando algum acontecimento e tire fotos do que te chama atenção. Faça isso como exercício, mesmo que não compartilhe com ninguém por enquanto. Analise o que vê, saiba identificar seus pontos positivos e descubra o que pode ser melhorado.
Ao final, caso se sinta confortável, compartilhe aqui comigo o que produziu. Vamos trocar ideias e caminhar juntos para impactar outras pessoas de forma positiva.
Por: Pedro Provázio - Engenheiro
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.