domingo, 25 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
Durante sessão do Congresso Nacional nesta segunda-feira (28), os senadores derrubaram o veto estabelecido pelo presidente Jair Bolsonaro ao projeto que suspende, até o final de 2021, a exigência da prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), gerando, assim, a desobrigação destes beneficiários em realizar o procedimento da prova de vida até o final deste ano.
A derrubada do veto ocorreu pelos parlamentares por 54 votos a 8. Agora, ainda será preciso que os deputados analisem à medida para que ela seja definitivamente estabelecida. A exigência da prova de vida foi suspensa em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Após, o Congresso aprovou a manutenção da medida até dezembro, porém o texto foi vetado pelo presidente.
Ao justificar seu veto, Bolsonaro explicou que a manutenção da medida contraria o interesse público, uma vez que a comprovação de vida não deveria ficar suspensa durante a pandemia devido à existência de vários meios para a sua concretização, inclusive, por exemplo, com a oferta de prazo escalonado.
O projeto que levanta os meios alternativos da realização da prova de vida pelos aposentados e pensionistas do INSS foi convertido na Lei n° 13.199/21. A medida influencia a vida de mais de 7,3 milhões de segurados.
(Com informações da Agência Brasil e do Metrópoles)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
25/10/2026
Jovem de 19 anos morre atropelado durante carreata de apoio a Flávio Bolsonaro em Goianésia (GO)
Matheus Henrique, de 19 anos, morreu após ser atropelado durante uma carreata em apoio ao candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro, em Goianésia (GO). As autoridades apuram as circunstâncias do acidente.
25/10/2026
Vacina contra a gripe: esclarecimentos sobre mitos, riscos e a importância da imunização anual
Especialistas discutem, em podcast produzido em parceria com a Veja Saúde, a necessidade da vacinação anual contra a influenza, desmistificando crenças e ressaltando benefícios para a saúde individual e coletiva.
24/10/2026
Ouvir música ativa o cérebro, transforma emoções e pode ajudar a regular o humor
Estudos indicam que a audição de músicas mobiliza redes cerebrais corticais e subcorticais, com efeitos sobre humor, frequência cardíaca e liberação de dopamina. A música pode ser uma ferramenta complementar, mas não substitui tratamentos médicos ou psicológicos.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.