quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Brasil

Veterinária alerta: alimentos natalinos podem ser tóxicos para pets

POR Ludmilla Menezes | 25/12/2024
Veterinária alerta: alimentos natalinos podem ser tóxicos para pets

Imagem: reprodução

A

Animais de estimação fazem parte da família e podem participar das celebrações de Natal, mas com cuidados específicos para evitar riscos à saúde. A professora de Medicina Veterinária Fabiana Volkweis, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), alerta que alimentos preparados para humanos não são adequados para cães e gatos.

 

Comidas temperadas, como as que contêm alho e cebola, podem causar anemia severa, enquanto uvas passas, comuns em panetones, podem levar a danos renais. Outros itens perigosos incluem chocolates e produtos com xilitol, que podem provocar tremores, hemorragias e sérios problemas digestivos.

 

Para incluir os pets de forma segura na ceia, Fabiana recomenda preparar uma refeição exclusiva, composta por carnes magras como peito de frango ou carne moída, sem temperos. “O ideal é utilizar alimentos que o animal já esteja habituado, prevenindo distúrbios digestivos”, afirma.

 

Além disso, petiscos específicos para cães, como panetones e biscoitos vendidos em lojas especializadas, são boas opções para complementar a ceia. A veterinária destaca que reações alérgicas são imprevisíveis, podendo causar vômitos, diarreia, coceiras ou lesões na pele.

 

Nesse caso, soluções caseiras, como oferecer leite, devem ser evitadas, e o animal deve ser levado ao veterinário. Para introduzir novos alimentos com segurança, o tutor deve consultar um veterinário nutrólogo, que pode criar uma dieta equilibrada.

 

Fabiana reforça a necessidade de orientar os convidados a não oferecer sobras da ceia ao animal, por mais que pareçam inofensivas. Com planejamento e atenção, os pets podem participar das festividades de forma segura e saudável.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: