sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
O prazo para as pessoas justificarem o não comparecimento nas urnas durante o segundo turno das eleições de 2022, termina nesta segunda-feira (9).
Há três maneiras de justificar o não comparecimento, podendo ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo aplicativo e-Título e presencialmente nos Cartórios Eleitorais, mas devido o recesso estes podem estar com horário de funcionamento restrito.
Pelo site, basta o eleitor escolher a opção “Justificativa Eleitoral”, e na aba “Justificativa pós-eleição” estão todos os dados a serem informados. Na seção Autoatendimento do Eleitor, também é possível verificar se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral e, se for o caso, emitir o boleto da multa para a regularização.
No aplicativo e-Título é preciso clicar em “mais opções”, e em seguida em “justificativa de ausência”, após fazer isso basta ir preenchendo o que se pede. Após realizar o que se pede basta clicar em "concluir" para a justificativa ser enviada, e um protocolo para acompanhamento é gerado.
O TSE relembra que não justificar o voto tem uma série de consequências para o cidadão. Entre elas estão a impossibilidade de emitir passaporte, de tomar posse em cargo público, obter empréstimos em bancos públicos ou renovar matrícula em instituição pública de ensino superior, entre outras.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10