sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Ministério da Saúde solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) análise para liberação do uso da vacina Jynneos, que já tem sido usada em outros países contra a varíola dos macacos (monkeypox). O imunizante é fabricado pela empresa Bavarian Nordic, com sede na Dinamarca.
O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa, e a decisão final caberá à Diretoria Colegiada da agência. Os diretores da entidade vão analisar se as características da vacina Jynneos são as mesmas aprovadas pelas autoridades sanitárias estrangeiras, que deram o aval para a aplicação do imunizante em outros países.
Outro pedido de análise solicitado pelo Ministério da Saúde, foi para o medicamento tecovirimat, da empresa SIGA Technologies para tratamento dos pacientes com risco de desenvolvimento das formas graves da varíola dos macacos.
Na avaliação, a Anvisa terá como base as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 747, de 19 de agosto de 202, bem como avaliação anterior do medicamento tecovirimat por autoridades reguladoras estrangeiras, equivalentes à Anvisa (Aree).
Os dois pedidos têm sete dias úteis para serem avaliados conforme decisão do dia 19 deste mês, onde foi liberada a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola dos macacos sem registro no Brasil. A decisão tem caráter temporário e foi tomada para tornar o processo de imunização da população no País mais ágil.
Com informações da Agência Brasil e IstoÉ.
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela supervisão da jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10