sexta-feira, 19 de abril de 2024

Variante indiana da Covid-19 é confirmada pela primeira vez no Brasil no estado do Maranhão

POR Jornal Somos | 20/05/2021
Variante indiana da Covid-19 é confirmada pela primeira vez no Brasil no estado do Maranhão

Image by Gerd Altmann from Pixabay

O

O estado do Maranhão, por meio de sua Secretaria de Saúde, confirmou hoje, nesta quinta-feira (20), portar os primeiros casos oficiais do Brasil da cepa indiana (B.1.617) da Covid-19. O diagnóstico foi efetuado em seis tripulantes do navio Shandong da Zhi, que foi fretado pela para entregar minério de ferro em São Luís, capital maranhense.

 

 

Durante coletiva de imprensa realizada hoje (20), o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), informou que dos 24 tripulantes do navio, 6 fizeram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas e testaram positivo.

 

 

No navio, 14 tripulantes estão infectados com o novo coronavírus, sendo 12 assintomáticos e dois com sintomas leves. Um homem indiano de 54 anos segue internado em um hospital particular de São Luís. Outras nove pessoas tiveram resultado negativo.

 

 

Segundo o gestor da pasta maranhense da Saúde, aproximadamente 100 pessoas entraram em contato com os tripulantes que obtiveram resultado positivo para a Covid. Essas pessoas, agora, serão testadas, ficarão em acompanhamento e, caso seja necessário, serão submetidas ao isolamento.

 

 

A variante indiana está sendo classificada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um tipo digno de preocupação.

 

 

(Com informações da Folha de Pernambuco e do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: