sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Vaquinhas virtuais de pré-candidatos às eleições começaram no domingo (15)

POR Ana Carolina Morais | 16/05/2022
Vaquinhas virtuais de pré-candidatos às eleições começaram no domingo (15)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A

As campanhas de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo para os pré-candidatos às eleições de outubro de 2022 começaram a serem feitas ontem, domingo (15). Apesar da possibilidade de já poder iniciar a chamada ‘vaquinha virtual’, o pedido de votos ainda não é permitido.

 

 

Desde 2018 os pré-candidatos podem utilizar dessa medida. As vaquinhas são organizadas pela internet ou por aplicativos eletrônicos por empresas especializadas nesse serviço. No momento, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o cadastro de 12 das 14 empresas que se inscreveram para prestarem esse trabalho.

 

 

Em 2020, as vaquinhas virtuais conseguiram arrecadar R$ 15,8 milhões, valor inferior ao angariado nas eleições de 2018, que foi de R$ 19,7 milhões. Não existe limite de valor a ser recebido no financiamento coletivo, mas apenas pessoas físicas podem fazer a doação. A emissão de recibos é obrigatória tanto na contribuição em dinheiro, quanto na contribuição com cartão.

 

 

Os valores doados só são recebidos pelos candidatos que cumprem com as regras definidas pelo TSE, que são a realização do pedido de registro de candidatura, a inscrição no CNPJ e ter feito a abertura de uma conta bancária específica para acompanhar a movimentação financeira da campanha eleitoral.

 

 

(Com informações da Agência Câmara Notícias)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: