sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As campanhas de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo para os pré-candidatos às eleições de outubro de 2022 começaram a serem feitas ontem, domingo (15). Apesar da possibilidade de já poder iniciar a chamada ‘vaquinha virtual’, o pedido de votos ainda não é permitido.
Desde 2018 os pré-candidatos podem utilizar dessa medida. As vaquinhas são organizadas pela internet ou por aplicativos eletrônicos por empresas especializadas nesse serviço. No momento, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o cadastro de 12 das 14 empresas que se inscreveram para prestarem esse trabalho.
Em 2020, as vaquinhas virtuais conseguiram arrecadar R$ 15,8 milhões, valor inferior ao angariado nas eleições de 2018, que foi de R$ 19,7 milhões. Não existe limite de valor a ser recebido no financiamento coletivo, mas apenas pessoas físicas podem fazer a doação. A emissão de recibos é obrigatória tanto na contribuição em dinheiro, quanto na contribuição com cartão.
Os valores doados só são recebidos pelos candidatos que cumprem com as regras definidas pelo TSE, que são a realização do pedido de registro de candidatura, a inscrição no CNPJ e ter feito a abertura de uma conta bancária específica para acompanhar a movimentação financeira da campanha eleitoral.
(Com informações da Agência Câmara Notícias)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.