sábado, 20 de abril de 2024

Vacinação contra a Covid-19 no Brasil poderá ser iniciada ainda em dezembro, afirma Ministério da Saúde

POR Ana Carolina Morais | 09/12/2020
Vacinação contra a Covid-19 no Brasil poderá ser iniciada ainda em dezembro, afirma Ministério da Saúde

Reprodução / Istoé

O

O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (9), que a vacinação contra a Covid-19 poderá acontecer, no Brasil, ainda neste mês de dezembro, se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização emergencial com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e adquirir uma antecipação na entrega das doses. Como a possível vacinação em dezembro ou no início de janeiro será em caráter emergencial, ela atenderá somente uma pequena quantidade de pessoas.

 

 

O imunizante da Pfizer é o mesmo que começou a ser aplicado, nesta terça-feira (9), no Reino Unido. No mesmo dia, o governo brasileiro anunciou um acordo de compra de 70 milhões de doses da vacina, demonstrando uma mudança de postura, uma vez que, anteriormente, o governo havia informado que o Brasil não possuía infraestrutura para realizar o armazenamento exigido pela vacina da Pfizer.

 

 

Apesar da imunização antecipada estar condicionada à determinados procedimentos, a Lei Covid, vigente no país, deve auxiliar neste trâmite. Segundo a normativa, a Agência de Vigilância possui o prazo de até 72 horas para conceder uma autorização ao imunizante caso ele tenha sido registrado no Japão, na Europa, nos EUA ou na China, e caso este prazo não seja cumprido, o consentimento será automático.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: