sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Vacina de Oxford e CoronaVac fazem pedido de uso emergencial à Anvisa

POR Ana Carolina Morais | 09/01/2021
Vacina de Oxford e CoronaVac fazem pedido de uso emergencial à Anvisa

Reprodução / UOL

A

A vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, assim como o imunizante CoronaVac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, efetivaram o requerimento de uso emergencial à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (8).

 

 

O pedido da vacina de Oxford foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e valerá para 2 milhões de doses, que deverão ser importadas do laboratório Serum, localizado na Índia. Já o requerimento da CoronaVac foi idealizado pelo Butantan e será para as 6 milhões de doses que chegaram prontas da China.

 

 

De acordo com a Anvisa, o prazo de análise dos requerimentos de utilização emergencial dos imunizantes é de 10 dias. Se o caso fosse de pedido de registro definitivo, o período de avaliação será de até 60 dias.

 

 

Bolsonaro envia carta à primeiro-ministro da Índia

 

Ainda na sexta-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta, ao primeiro-ministro da Índia, requisitando uma antecipação “com a possível urgência” do envio de 2 milhões de doses do imunizante contra o novo coronavírus ao Brasil. A vacina, em questão, é a de Oxford e AstraZeneca, produzida no laboratório indiano Serum. O objetivo do pedido seria realizar a implementação do programa nacional de imunização de forma mais ágil.

 

 

“Para possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinações, de 2 milhões de doses do imunizante produzido pelo Serum Institute of India”, afirma o texto da carta.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: