quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vacina contra a Covid financiada pelo governo federal enviou à Anvisa requerimento para iniciar testes

POR Ana Carolina Morais | 27/03/2021
Vacina contra a Covid financiada pelo governo federal enviou à Anvisa requerimento para iniciar testes

Reprodução / Olhar Digital

U

Uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation, financeira pelo governo federal, enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um requerimento para iniciar a fase de testes. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (26) pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, e da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

 

O pedido feito à Agência foi enviado na quinta (25) e requisitou a permissão para o andamento das fases 1 e 2 da testagem clínica, que envolve a avaliação em seres humanos, onde serão utilizados, inicialmente, 360 voluntários. O imunizante foi batizado como Versamune®️-CoV-2FC.

 

 

A divulgação foi realizada pouco após o Instituto Butantan anunciar a criação de seu próprio imunizante. Ao ser questionado, o ministro Marcos Pontes assegurou que se trata de uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eu estava na expectativa de anunciar. Ia fazer assim que entrassem [com o pedido na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apresentar os documentos para a Anvisa. É uma coincidência que ele [governador João Dória] tenha anunciado em São Paulo”, afirmou o chefe da pasta.

 

 

O ministro ainda ressaltou que ambas as vacinas são boas ao país e que é preciso ter várias nacionais. “É uma estratégia extremamente importante para o país o desenvolvimento de uma vacina nacional. [...] A gente viu todas as dificuldades que nós tivemos para a importação. É uma estratégia que segue em paralelo, extremamente importante para o país”, disse.

 

 

Segundo Pontes, o governo federal apoia 15 protocolos de pesquisa de novos imunizantes contra a Covid. "Três dessas vacinas avançaram nos pré-testes e agora elas estão entrando na fase dos testes clínicos. [...] Uma dessas vacinas já tem o protocolo registrado na Anvisa para testes clínicos", informou o ministro.

 

 

(Com informações da Agência Brasil, do G1 e do Metrópoles)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: