sexta-feira, 29 de março de 2024

Urnas eletrônicas ganham novas funcionalidades em modelo que será utilizado nas eleições de 2022

POR Ana Carolina Morais | 14/12/2021
Urnas eletrônicas ganham novas funcionalidades em modelo que será utilizado nas eleições de 2022

Foto: Abdias Pinheiro / SECOM / TSE

A

As urnas eletrônicas ganharam novas funcionalidades em um modelo atualizado, apresentado nesta segunda-feira (13), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao menos 225 mil exemplares destas novas urnas farão parte das eleições de 2022, conforme licitação do Tribunal para fabricação delas nessa quantidade.

 

 

Entre as novidades de atualização estão a maior durabilidade das baterias, mais celeridade nos processadores e um terminal do mesário com comandos touch. De acordo com o TSE, a nova tecnologia do terminal, por exemplo, irá garantir que a identificação do eleitor ocorra de forma mais rápida, uma vez que enquanto um eleitor vota, a identificação dos próximos que irão votar já poderá ir sendo feita, o que reduzirá o tempo de espera nas filas.

 

 

A apresentação deste novo modelo de urna eletrônica foi realizada em Manaus no formato de lançamento. O Tribunal escolheu a fábrica da Positivo Tecnologia, empresa que é responsável pela produção das urnas, para o evento. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, aproveitou a oportunidade para reforçar como as urnas e o sistema de votação brasileiro são seguros.

 

 

“Estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque, quanto ao conteúdo, não tem como fraudar as eleições. Nós todos estamos nos aperfeiçoando com os mecanismos de proteção. Isso se tornou um problema relevante nos últimos dois, três anos. Na verdade, ataques cibernéticos do porte que temos visto são fenômenos recentes”, informou.

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: