quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Foi divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.
Essa última edição, pela primeira vez desde a criação do exame em 2004, registrou que a maioria dos universitários inscritos na prova estavam em cursos EaD (52%).
As instituições privadas de ensino também foram representadas pela maioria dos inscritos. Dos 492.461 alunos, apenas 33% estavam matriculados em instituições públicas (federal, estadual ou municipal).
Porém, as universidades públicas foram as que obtiveram nota máxima proporcionalmente.
Entre as instituições municipais, 2,6% conquistaram nota 5 no Conceito Enade. Nas universidades estaduais, 4,9% obtiveram nota máxima. Das instituições federais avaliadas, 11,4% foram consideradas nota 5.
Já entre as instituições privadas sem fins lucrativos, 4,9% conseguiram a nota máxima. Porém apenas 1,5% das faculdades com fins lucrativos conseguiram a mesma nota.
O Enade foi aplicado em 14 de novembro para alunos de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de 30 áreas. O exame é obrigatório e deve ser aplicado a cada três anos, no máximo, para avaliar o curso.
A edição corresponde à de 2020, que não foi aplicada em decorrência da pandemia de Covid-19.
Fontes: Agência Brasil e G1
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.